Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL - Workshop sobre aquicultura sustentável em Águas da União será realizado em Brasília
Data de Publicação: 25 de outubro de 2024 11:19:00 MME e MPA promovem evento para discutir o uso estratégico de reservatórios hidrelétricos, visando a integração entre produção de energia e desenvolvimento sustentável da aquicultura.
MME e MPA promovem evento para discutir o uso estratégico de reservatórios hidrelétricos, visando a integração entre produção de energia e desenvolvimento sustentável da aquicultura.
Da redação
O Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) realizarão o Workshop "Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura em Águas da União" no dia 6 de novembro. O evento ocorrerá no Auditório do MME em Brasília-DF e tem como objetivo discutir o uso estratégico dos reservatórios de usinas hidrelétricas, buscando conciliar a produção de energia com o desenvolvimento sustentável da aquicultura.
Esta iniciativa é resultado de um acordo de cooperação técnica entre os dois ministérios e visa promover o uso multifuncional dos recursos hídricos, fundamentando-se em três pilares: segurança energética, aumento da produção de pescado e geração de empregos. As ações estão alinhadas com as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e Pesca, da Política Nacional de Energia Elétrica e do Plano de Recuperação de Reservatórios de Regularização do País (PRR).
O Workshop reunirá especialistas de instituições públicas, do setor aquícola e do setor energético para debater temas essenciais, como:
- Desafios da aquicultura em águas da União: Análise dos obstáculos e oportunidades para o desenvolvimento da atividade em áreas sob domínio da União.
- Licenciamento ambiental da aquicultura: Discussão sobre os aspectos legais e técnicos relacionados à gestão ambiental em áreas de preservação permanente nos reservatórios da União.
- Planejamento e operação dos reservatórios: Avaliação da compatibilidade entre as demandas de geração de energia e a atividade aquícola, buscando soluções para otimizar o uso dos recursos hídricos.
![]() |
As ações estão alinhadas com as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento
Sustentável da Aquicultura e Pesca (Foto: Antônio Oliveira)
|
Este evento representa uma oportunidade valiosa para o diálogo entre diferentes atores e a construção de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável da aquicultura em águas da União. A participação de todos é fundamental para aprimorar as políticas públicas nesse setor estratégico.
A metodologia para as discussões técnicas incluirá uma introdução conduzida por especialistas, seguida de inscrições dos participantes para falas e questionamentos. Os entendimentos consolidados e as proposições serão encaminhados ao MME e ao MPA para consideração no desenvolvimento do acordo de cooperação técnica.
Os interessados podem se inscrever através deste link
#AquiculturaSustentável #MME #MPA #DesenvolvimentoSustentável #Energia #Reservatórios

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|