Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
LANÇAMENTO - Plataforma Nacional da Indústria do Pescado deve modernizar e dar eficiência para o setor pesqueiro
Data de Publicação: 1 de novembro de 2024 16:24:00 O Ministério da Pesca e Aquicultura apresenta a PNIP, que promete agilizar processos e garantir a qualidade do pescado brasileiro a partir de dezembro.
O Ministério da Pesca e Aquicultura apresenta a PNIP, que promete agilizar processos e garantir a qualidade do pescado brasileiro a partir de dezembro.
Da redação
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) anunciou na última terça-feira, 29 de outubro, a publicação da portaria nº 361/2024, que estabelece a Plataforma Nacional da Indústria do Pescado (PNIP). Com início de vigência em 1º de dezembro deste ano, a PNIP será o sistema oficial para o recebimento de solicitações, análise de processos e emissão de certificados essenciais para as indústrias que exportam pescado.
Na mesma data, começam os prazos para a implementação do Certificado Oficial de Boas Práticas Higiênico-Sanitárias a Bordo, referente às embarcações pesqueiras que fornecem matéria-prima para processamento industrial de produtos da pesca destinados ao mercado internacional, conforme a portaria nº 278/2024.
![]() |
A nova plataforma representa um marco para o setor
pesqueiro brasileiro (Foto: Antônio Oliveira)
|
- Esperamos uma redução significativa de 80% a 90% no tempo de tramitação dos processos em comparação ao sistema atual. A PNIP não só moderniza, mas também garante transparência e governança em todas as etapas, aumentando a segurança e a estabilidade dos dados até a certificação - afirma Hellinton Rocha, diretor do Departamento da Indústria do Pescado da Secretaria Nacional da Pesca Industrial Amadora e Esportiva do MPA.
A nova plataforma representa um marco para o setor pesqueiro brasileiro, transformando os serviços relacionados à obtenção do Certificado de Acreditação de Origem Legal (CAOL), do Certificado Oficial de Boas Práticas Higiênico-Sanitárias a Bordo e do Certificado Oficial de Conformidade da Embarcação de Pesca, promovendo a qualidade e a rastreabilidade do pescado nacional.
Desenvolvida em colaboração com a Universidade Federal de Santa Maria e a Subsecretaria de Tecnologia da Informação do Ministério da Agricultura e Pecuária, a PNIP reúne uma ampla rede de parceiros, evidenciando o compromisso do Ministério em fortalecer a indústria pesqueira.
- Esse avanço beneficiará não apenas o setor, mas também os consumidores nacionais e internacionais, ao melhorar o registro da documentação e a comprovação da conformidade e qualidade do pescado brasileiro - conclui Hellinton.
#IndústriaDoPescado #MPA #PNIP #PescaSustentável #Certificação #Qualidade #Rastreabilidade #Inovação #SetorPesqueiro #Transparência

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|