Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
PEIXE NA REDE - Tocantins avança em diagnóstico para fortalecer a pesca artesanal
Data de Publicação: 14 de janeiro de 2025 11:10:00 A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea) do Tocantins está realizando um diagnóstico socioeconômico e ambiental para identificar as principais demandas dos pescadores artesanais em diversos municípios, visando implementar melhorias no setor.
Atualmente, existem cerca de 40 colônias de pescadores
em diversas localidades do Tocantins (Foto: Sepea)
|
Redação
A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura do Tocantins (Sepea), está empenhada em promover melhorias para o setor da pesca artesanal nos municípios do estado. Para isso, a Sepea iniciou um diagnóstico socioeconômico e ambiental, com o objetivo de identificar as principais necessidades e desafios enfrentados por esses trabalhadores.
Atualmente, existem cerca de 40 colônias de pescadores em diversas localidades do Tocantins. Destas, 21 já foram visitadas por técnicos da Sepea, que aplicaram um questionário específico para que os pescadores pudessem relatar suas dificuldades e sugerir melhorias.
O diagnóstico começou a ser implementado em 2024, abrangendo cidades como Aguiarnópolis, Aragominas, Araguaína, Araguanã, Araguatins, Brejinho de Nazaré, Carrasco Bonito, Couto Magalhães, Esperantina, Filadélfia, Ipueiras, Lagoa da Confusão, Lajeado, Miracema do Tocantins, Natividade, Palmas, Palmeirante, Pau D'Arco, Porto Nacional, Santa Fé do Araguaia e Xambioá. Em 2025, os técnicos retornarão para aplicar o diagnóstico em outras colônias.
De acordo com Onivaldo da Rocha Mendes Filho, Engenheiro de Pesca e Gerente de Planejamento e Captação de Recursos da Sepea, esse diagnóstico é um passo fundamental para medir a eficácia das políticas públicas implementadas no estado, contribuindo para melhorias no setor.
- O diagnóstico socioeconômico e ambiental é um ponto de partida. À medida que as ações da Sepea se concretizarem como políticas públicas, teremos uma nova realidade em um futuro próximo, refletida em qualidade de vida e na percepção ambiental dos pescadores artesanais - afirmou.
PUBLICIDADE |
|
Para comprar acesse o site https://cerradoeditorial.com.br/
|
Com os dados coletados, os técnicos já produziram dois Boletins da Pesca, um para a região de Carrasco Bonito e outro para Pau D’Arco, que estão disponíveis para download gratuito no site da Sepea. Esses documentos contêm informações relevantes sobre gênero, raça, renda, frota de barcos, produção e os peixes mais pescados na região.
Além de estreitar a relação entre o Governo do Tocantins e os pescadores, o diagnóstico busca compreender, por meio de análises técnicas, as condições sociais, econômicas e ambientais da pesca artesanal. Com essas informações, a Sepea pretende criar e implementar políticas públicas inclusivas, sustentáveis e eficazes que melhorem a vida dos trabalhadores pesqueiros.
#Tocantins #PescaArtesanal #Sepea #Diagnóstico #PolíticasPúblicas #DesenvolvimentoSustentável #Pesca #Agronegócio #QualidadeDeVida
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|