Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
PESCA ARTESANAL – Tocantins incentiva boas práticas nos rios do estado
Data de Publicação: 10 de janeiro de 2025 12:12:00 O Tocantins, 18ª maior produção de pescado do Brasil, lança Manual de Boas Práticas para Pesca Artesanal, visando aumentar a qualidade do pescado e a sustentabilidade do setor até 2027.
Manual de boas práticas para a pesca artesanal no Tocantins ajuda pescadores a melhorar a qualidade do pescado e a aumentar a produtividade respeitando os recursos naturais - (Foto: Lucas Eurilio/Governo do Tocantins)
|
Da redação
Localizado em uma região estratégica, o Tocantins é banhado pela Bacia Hidrográfica do Rio Tocantins/Araguaia, tornando-se um local ideal para a produção de pescados, especialmente das espécies nativas amazônicas. O estado se destaca como um dos maiores produtores de pescado do Brasil, ocupando a 18ª posição na produção nacional, conforme dados de 2024 divulgados pela Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). Com base em seu potencial, o Governo do Estado diz ter como meta posicionar o Tocantins entre os cinco maiores produtores até 2027.
Para apoiar essa iniciativa, a Diretoria de Desenvolvimento da Pesca, da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), elaborou o Manual de Boas Práticas para a Pesca Artesanal no Tocantins. Com 40 páginas, o documento está disponível para download gratuito no site da Sepea, na seção de Boletins Informativos.
O manual tem como objetivo fornecer aos trabalhadores pesqueiros orientações e dicas que aprimoram tanto o trabalho quanto a qualidade do pescado. Thaiana Brunes, engenheira ambiental da Sepea e uma das responsáveis pela elaboração do documento, ressalta que o manual foi criado para oferecer orientações práticas e acessíveis.
Engenheira Ambiental da Sepea, Thaiana Brunes, participou da elaboração do Manual de Boas Práticas para a Pesca Artesanal no Tocantins -(Foto: Kenar Lima/Governo do Tocantins)
|
- Os pescadores encontrarão no manual dicas que facilitam a adoção de técnicas que melhoram a qualidade do pescado, aumentam a produtividade, atendem às regulamentações ambientais e promovem a segurança no trabalho. Além disso, buscamos garantir a preservação do meio ambiente, assegurando o sustento das gerações futuras e promovendo uma pesca responsável e lucrativa - afirmou.
#Tocantins #PescaSustentável #Pescado #BoasPráticas #Sepea #PescaArtesanal #DesenvolvimentoSustentável #PeixeBR
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|