Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
MAPEAMENTO DAS ESTRADAS VICINAIS: CNA e Esalq-Log iniciam diagnóstico nacional
Data de Publicação: 9 de março de 2025 11:59:00 Em busca de soluções para a logística agropecuária, a nova iniciativa avaliará a infraestrutura de estradas em oito microrregiões do Brasil.
Da redação
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-Log) darão início, na próxima segunda-feira, 10, a um cronograma de visitas a oito microrregiões do Brasil para mapear as condições das estradas vicinais.
![]() |
Estrada no sul do Maranhão (Foto: Antônio Oliveira/Arquivo CRA)
|
O objetivo desta iniciativa é coletar informações detalhadas e realizar um diagnóstico abrangente sobre as vias, que servirá de base para um estudo atualizado acerca da situação dessas estradas. A conclusão do estudo está prevista para o início de maio.
As equipes encarregadas da pesquisa identificarão as principais necessidades de melhorias nas estradas e estimarão os custos para resolver os problemas que afetam o escoamento dos produtos agropecuários.
As microrregiões que serão analisadas incluem: Imperatriz (MA), Uberlândia (MG), Rondon do Pará (PA), Piracanjuba (GO), Dourados (MS), Eunápolis (BA), Guarapuava (PR) e Sinop (MT). As visitas ocorrerão de 10 a 28 de março.
Além da avaliação das condições das estradas, as equipes também se reunirão com produtores rurais, transportadores e representantes de órgãos municipais de infraestrutura.
Durante as visitas, serão coletados dados sobre problemas de infraestrutura, como ondulações, atoleiros e erosões, além de informações sobre as intervenções necessárias, como manutenção e construção de pontes. A equipe ainda avaliará a quilometragem das estradas em estado crítico.
Elisangela Pereira Lopes, assessora técnica da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA, ressalta a importância dessas visitas para entender a real condição das estradas vicinais, que são essenciais para conectar a logística agropecuária ao mercado consumidor.
- Com dimensões continentais, o Brasil depende imensamente do transporte rodoviário para escoar sua produção. A má condição dessas vias impacta diretamente a produtividade e eleva os custos. Com este estudo, conseguiremos identificar gargalos, propor soluções e orientar investimentos para aumentar a competitividade do setor - explica.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER/SP) define estradas vicinais como “estradas municipais, não pavimentadas, com uma única pista e de padrão técnico modesto, adequadas ao tráfego que utilizam”.
Fonte: Comunicação da CNA.
ESTRADAS VICINAIS NO BRASIL

PORTO PIAUÍ: Transformando o futuro econômico do estado
Com investimentos superiores a R$ 7 bilhões até 2030, seminário destaca avanços logísticos e o potencial exportador do Piauí. Saiba Mais +
LOGISTICA: TEGRAM registra 3,3 milhões de toneladas em março e celebra 10 anos de sucesso
O Terminal de Grãos do Maranhão se destaca no Arco Norte do Brasil, com projeções ambiciosas e uma infraestrutura em plena expansão para atender à dem Saiba Mais +
AEROPORTO DE BARREIRAS: Vice-prefeito se reúne com a ANAC e a Infraero. Na pauta: reestruturação do terminal
Túlio Viana discute intervenções e segurança operacional do Aeroporto Regional Dom Ricardo Weberberger em reunião com especialistas na ANAC. Saiba Mais +
LOGÍSTICA – Caminhos do Cerrado baiano: lideranças discutem pavimentação de trecho da “Linha Branca”
Associados da Aiba e Abapa se unem para discutir projeto que vai transformar a mobilidade e a economia no Oeste da Bahia. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|