Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
AVANÇO NA AQUICULTURA: Nova área de produção no Tocantins
Data de Publicação: 18 de março de 2025 14:29:00 Entrega de vasta área de aquicultura promete impulsionar a economia e gerar empregos na região do Bico do Papagaio.
![]() |
Este projeto disponibiliza aproximadamente um milhão de metros quadrados
de águas públicas da União para a criação de peixes (Foto: Divulgação)
|
Da redação
A Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins (SPU/TO) e o Ministério da Pesca e Aquicultura uniram esforços para a entrega oficial de uma das maiores áreas de aquicultura do Estado, localizada no reservatório da UHE Estreito em Palmeiras do Tocantins.
Este projeto disponibiliza aproximadamente um milhão de metros quadrados de águas públicas da União para a criação de peixes em mais de 600 tanques-rede, trazendo benefícios diretos à população do extremo norte do Tocantins. A entrega oficializa a concessão do espaço ao Ministério da Pesca e Aquicultura, que, através da Secretaria Nacional de Aquicultura, ficará responsável pela execução e desenvolvimento do projeto na região. Espera-se que essa iniciativa gere um impacto econômico significativo, com novas oportunidades de emprego e renda para pescadores, produtores e cooperativas locais.
- Esse projeto marca um momento histórico para a aquicultura no Tocantins e representa um grande avanço para a comunidade do Bico do Papagaio. Com essa ação, garantimos o uso eficiente das águas da União, impulsionando a economia regional, fortalecendo a segurança alimentar e ampliando as oportunidades para os trabalhadores da pesca. A SPU/TO se orgulha de ser a superintendência mais ágil do Brasil na destinação desses espaços, demonstrando nosso compromisso com o desenvolvimento e a inclusão produtiva - enfatizou Edy César, superintendente da SPU/TO.
Alexsandro Silva Chaves Sobrinho, presidente da Cooperativa Agropecuária de Aguiarnópolis (COOPAAG), também destacou a importância do projeto, afirmando que sua concretização é a realização de um sonho antigo da comunidade.
- Esse avanço beneficia não apenas nossos associados, mas toda a economia local, promovendo mais emprego, renda e oportunidades para quem depende da pesca e da aquicultura - afirmou.
Esse projeto integra as ações do governo federal voltadas para fortalecer o setor produtivo e democratizar o acesso aos recursos naturais, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades locais.
AQUICULTURA NO TOCANTINS

OCEANO VIVO - Perspectivas ambientais e éticas na pesca e aquacultura: senciência animal em foco
Especialistas discutem a senciência dos animais aquáticos e os impactos da indústria pesqueira em evento promovido por ONGs em São Paulo. Saiba Mais +
NOVO CAPÍTULO - Lar Cooperativa expande fronteiras com inauguração de unidade de piscicultura em São Miguel do Iguaçu
Após 61 anos de sucesso na produção agroindustrial, a Lar entra no ramo de piscicultura, reforçando seu compromisso com a diversificação e o desenvolv Saiba Mais +
PESCADOS - Comissão Nacional de Aquicultura define diretrizes para fortalecer o setor em 2025
Reunião liderada por Francisco Farina aborda licenciamento, sanidade e projetos para a aquicultura brasileira. Saiba Mais +
TOCANTINS - Capacitação e fortalecimento da pesca artesanal em ipueiras
Sepea e SecMulher promovem curso de capacitação para pescadores e discutem iniciativas de desenvolvimento econômico local. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|