Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
SEGURANÇA ALIMENTAR - Avanços na aquicultura sustentável na Amazônia: um novo horizonte para Rondônia
Data de Publicação: 24 de março de 2025 09:04:00 Estudo revela o potencial da aquicultura do Tambaqui como solução sustentável para segurança alimentar e desenvolvimento econômico na Amazônia.
Da redação
O governo de Rondônia celebra um passo importante para a ciência e a sustentabilidade na Amazônia. Recentemente, um estudo colaborativo entre pesquisadores brasileiros e norte-americanos, apoiado financeiramente pela Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), foi publicado em uma renomada revista científica interdisciplinar da Grã-Bretanha. Intitulado Towards Sustainable Aquaculture in the Amazon (Avanços na Aquicultura Sustentável na Amazônia), o artigo destaca a aquicultura do Tambaqui como uma alternativa viável para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico local.
![]() |
O estudo concluiu que a aquicultura é significativamente
mais eficiente que a pecuária (Foto: Governo de Rondônia)
|
O projeto, financiado pela Iniciativa Amazônia +10, contou também com o suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os pesquisadores indicam que a criação de peixes pode gerar empregos e melhorar a renda de comunidades locais, mas alertam que é essencial implementar uma legislação ambiental mais rigorosa para proteger o ecossistema amazônico.
O estudo concluiu que a aquicultura é significativamente mais eficiente que a pecuária, tanto em relação à emissão de gases de efeito estufa quanto ao uso de terra, sendo menos impactante por tonelada de proteína animal produzida. Esses dados mostram a importância de investir em práticas sustentáveis para o desenvolvimento da Amazônia.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância do apoio a estudos que tragam soluções adequadas para o desenvolvimento sustentável na região.
- Financiando pesquisas como esta, o governo do estado está criando condições para o avanço científico e promovendo práticas que beneficiam o meio ambiente e as comunidades locais - afirmou.
Felipe Pacheco, pesquisador do programa Eric & Wendy Schmidt AI in Science da Universidade Cornell e autor do artigo, enfatizou que a aquicultura pode ser uma alternativa sustentável à pecuária, a qual é responsável por cerca de 80% do desmatamento na Amazônia. Essa linha de pesquisa também deve considerar as necessidades de diferentes produtores, promovendo inclusão e sustentabilidade, e mais estudos são necessários sobre os impactos para a inserção da atividade no mercado internacional.
Aquicultura Sustentável, Tambaqui, Segurança Alimentar, Desenvolvimento Econômico, Rondônia, Amazônia

OCEANO VIVO - Perspectivas ambientais e éticas na pesca e aquacultura: senciência animal em foco
Especialistas discutem a senciência dos animais aquáticos e os impactos da indústria pesqueira em evento promovido por ONGs em São Paulo. Saiba Mais +
NOVO CAPÍTULO - Lar Cooperativa expande fronteiras com inauguração de unidade de piscicultura em São Miguel do Iguaçu
Após 61 anos de sucesso na produção agroindustrial, a Lar entra no ramo de piscicultura, reforçando seu compromisso com a diversificação e o desenvolv Saiba Mais +
PESCADOS - Comissão Nacional de Aquicultura define diretrizes para fortalecer o setor em 2025
Reunião liderada por Francisco Farina aborda licenciamento, sanidade e projetos para a aquicultura brasileira. Saiba Mais +
TOCANTINS - Capacitação e fortalecimento da pesca artesanal em ipueiras
Sepea e SecMulher promovem curso de capacitação para pescadores e discutem iniciativas de desenvolvimento econômico local. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|