Português (Brasil)

ELAS NA AQUICULTURA - Prêmio Mulheres das águas reconhece contribuições da mulher na pesca e aquicultura

ELAS NA AQUICULTURA - Prêmio Mulheres das águas reconhece contribuições da mulher na pesca e aquicultura

Data de Publicação: 26 de março de 2025 15:11:00 A 2ª edição do prêmio celebrado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura homenageou histórias inspiradoras de mulheres brasileiras que atuam no setor. Tocantinense é uma das homenageadas.

Compartilhe este conteúdo:

Da Redação

Na última terça-feira, 25, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) realizou a 2ª edição do Prêmio Mulheres das Águas, que homenageia e reconhece as trajetórias de vida e profissionais das mulheres que atuam na pesca e aquicultura no Brasil. O evento contou com a presença do ministro André de Paula, além de outras autoridades, como a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Machado.

Solenidade de entrega do prêmio Mulheres das Águas (Foto: MPA)

Ao representar as 10 ganhadoras e as duas homenageadas com menção honrosa, Maria das Águas, vencedora na categoria “Pesca Artesanal em Águas Continentais”, celebrou a força e resiliência das mulheres nesse setor.

- Agradeço a este prêmio em nome de todas as mulheres das águas. Nós simbolizamos a pesca brasileira e não hesitamos em lutar por melhores condições para nosso setor. Esta premiação comprova que nossa luta vale a pena. Para mudar a sociedade, devemos fortalecer os movimentos populares - afirmou.

Entre as homenageadas com menção honrosa, destaca-se a renomada Lia de Itamaracá, reconhecida por sua contribuição à cultura popular como compositora e dançarina de ciranda. Também foi homenageada Silvia Massruhá, presidente da Embrapa Nacional, a primeira mulher a ocupar essa posição, com vasta experiência em agricultura e transformação digital, focada na harmonia entre desenvolvimento e preservação ambiental.

A ministra Cida Gonçalves parabenizou as mulheres e enfatizou a necessidade de políticas públicas direcionadas ao setor.

- Devemos valorizar e cuidar do trabalho e da saúde dessas mulheres, promovendo políticas que assegurem sua dignidade. Nós, mulheres, não fugimos dos desafios e precisamos de igualdade, democracia e justiça social. É isso que o governo e os Ministérios estão se empenhando em fazer - disse.

Ministro André de Paula fala para as agraciadas (Foto: MPA)

O ministro André de Paula também ressaltou a importância do evento.

- Celebrar e reconhecer as histórias dessas mulheres traz um novo sentido à nossa luta. A verdadeira riqueza da pesca e aquicultura brasileiras está nas histórias dessas mulheres. O Ministério se compromete a empoderar o setor, desenvolvendo políticas que estejam à altura dessas mulheres e do Brasil. Elas são faróis e inspirações para as futuras gerações. Estamos emocionados com a realização deste prêmio - concluiu.

 

Marinalva Ferreira, do Projeto Bom Peixe (Foto: Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
Uma tocantinense está entre as
homenageadas: a piscicultora
Marinalva Ferreira, uma das
líderes fundadoras da Associação
Bom Peixe, que reúne pequenos
piscicultores no Projeto Sucupira,
localizado na parte norte do lago da
Usina do Lajeado, em Palmas.

 

 

Prêmio Mulheres das Águas, pesca, aquicultura, mulheres, reconhecimento, políticas públicas.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário