Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
ELAS NA AQUICULTURA - Prêmio Mulheres das águas reconhece contribuições da mulher na pesca e aquicultura
Data de Publicação: 26 de março de 2025 15:11:00 A 2ª edição do prêmio celebrado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura homenageou histórias inspiradoras de mulheres brasileiras que atuam no setor. Tocantinense é uma das homenageadas.
![]() |
Da Redação
Na última terça-feira, 25, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) realizou a 2ª edição do Prêmio Mulheres das Águas, que homenageia e reconhece as trajetórias de vida e profissionais das mulheres que atuam na pesca e aquicultura no Brasil. O evento contou com a presença do ministro André de Paula, além de outras autoridades, como a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Machado.
![]() |
Solenidade de entrega do prêmio Mulheres das Águas (Foto: MPA) |
Ao representar as 10 ganhadoras e as duas homenageadas com menção honrosa, Maria das Águas, vencedora na categoria “Pesca Artesanal em Águas Continentais”, celebrou a força e resiliência das mulheres nesse setor.
- Agradeço a este prêmio em nome de todas as mulheres das águas. Nós simbolizamos a pesca brasileira e não hesitamos em lutar por melhores condições para nosso setor. Esta premiação comprova que nossa luta vale a pena. Para mudar a sociedade, devemos fortalecer os movimentos populares - afirmou.
Entre as homenageadas com menção honrosa, destaca-se a renomada Lia de Itamaracá, reconhecida por sua contribuição à cultura popular como compositora e dançarina de ciranda. Também foi homenageada Silvia Massruhá, presidente da Embrapa Nacional, a primeira mulher a ocupar essa posição, com vasta experiência em agricultura e transformação digital, focada na harmonia entre desenvolvimento e preservação ambiental.
A ministra Cida Gonçalves parabenizou as mulheres e enfatizou a necessidade de políticas públicas direcionadas ao setor.
- Devemos valorizar e cuidar do trabalho e da saúde dessas mulheres, promovendo políticas que assegurem sua dignidade. Nós, mulheres, não fugimos dos desafios e precisamos de igualdade, democracia e justiça social. É isso que o governo e os Ministérios estão se empenhando em fazer - disse.
![]() |
Ministro André de Paula fala para as agraciadas (Foto: MPA) |
O ministro André de Paula também ressaltou a importância do evento.
- Celebrar e reconhecer as histórias dessas mulheres traz um novo sentido à nossa luta. A verdadeira riqueza da pesca e aquicultura brasileiras está nas histórias dessas mulheres. O Ministério se compromete a empoderar o setor, desenvolvendo políticas que estejam à altura dessas mulheres e do Brasil. Elas são faróis e inspirações para as futuras gerações. Estamos emocionados com a realização deste prêmio - concluiu.
![]() |
Marinalva Ferreira, do Projeto Bom Peixe (Foto: Divulgação)
|
Prêmio Mulheres das Águas, pesca, aquicultura, mulheres, reconhecimento, políticas públicas.

OCEANO VIVO - Perspectivas ambientais e éticas na pesca e aquacultura: senciência animal em foco
Especialistas discutem a senciência dos animais aquáticos e os impactos da indústria pesqueira em evento promovido por ONGs em São Paulo. Saiba Mais +
NOVO CAPÍTULO - Lar Cooperativa expande fronteiras com inauguração de unidade de piscicultura em São Miguel do Iguaçu
Após 61 anos de sucesso na produção agroindustrial, a Lar entra no ramo de piscicultura, reforçando seu compromisso com a diversificação e o desenvolv Saiba Mais +
PESCADOS - Comissão Nacional de Aquicultura define diretrizes para fortalecer o setor em 2025
Reunião liderada por Francisco Farina aborda licenciamento, sanidade e projetos para a aquicultura brasileira. Saiba Mais +
TOCANTINS - Capacitação e fortalecimento da pesca artesanal em ipueiras
Sepea e SecMulher promovem curso de capacitação para pescadores e discutem iniciativas de desenvolvimento econômico local. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|