Português (Brasil)

PISCICULTURA - Parceria do Governo do Tocantins com a SUDAM pode resultar na construção de um frigorífico em Palmas

PISCICULTURA - Parceria do Governo do Tocantins com a SUDAM pode resultar na construção de um frigorífico em Palmas

Data de Publicação: 29 de abril de 2025 16:43:00 A construção de um frigorífico em Palmas, antiga demanda do pequeno piscicultor, será capaz de processar 10 toneladas de pescado por dia, promete fortalecer a cadeia produtiva da pesca no Tocantins.

Compartilhe este conteúdo:

Um abatedouro em Palmas é uma demanda antiga dos
pequenos piscicultores, especialmente aqueles que
cultivam peixe no lago da Usina do Lajeado (Foto: Antônio Oliveira)

Da redação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea), está avançando em uma parceria com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) para a construção de um frigorífico de pescado em Palmas. Este empreendimento, com capacidade para beneficiar até 10 toneladas de pescado por dia, irá agilizar o processamento de peixe na capital e em sua região metropolitana.

A iniciativa foi discutida em uma reunião realizada durante o IFC Amazônia, na semana passada, em Belém/PA. Atualmente, a Sepea se prepara para elaborar um projeto que será avaliado pela SUDAM. O secretário-executivo da pasta, Rodrigo Ayres, e técnicos da pasta foram recebidos por Henrique Sauma, coordenador de projetos, e o superintendente da SUDAM, Paulo Rocha. A articulação dessa colaboração também contou com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), visando atrair investidores para o setor de pesca e aquicultura no Tocantins.

Paulo da Rocha destacou que "os projetos do Tocantins são prioridades para investimentos", especialmente porque, atualmente, não há projetos financiados pela Superintendência no estado.

Equipe da Secretaria da Pesca e Aquicultura foi recebida pelo
superintendente da Sudam, em Belém/PA
(Foto: Thiago Macedo/Governo do Tocantins)

Rodrigo Ayres afirmou que este projeto representa um avanço significativo para a cadeia produtiva e o fortalecimento dos produtores locais. Ele expressou gratidão por essa parceria, ressaltando as perspectivas transformadoras que isso pode trazer para o desenvolvimento sustentável da região.

Dyego Reis, diretor de desenvolvimento da pesca, explicou que o frigorífico em Palmas servirá também como uma unidade demonstrativa para outras regiões com arranjos produtivos de pescado. Ele enfatizou a importância do beneficiamento do pescado, que não apenas melhora a qualidade dos produtos, mas também permite a inclusão dos produtos em programas de aquisição do estado, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que injetam recursos na economia local.

A SUDAM, uma autarquia vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Regional, visa promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal e já tem uma trajetória de atuação em diversos projetos na região. Seu superintendente, Paulo da Rocha, traz uma vasta experiência política e compromisso com a criação de políticas eficazes para a pesca.

Além disso, a Sepea se reuniu com a coordenadora-geral do PNUD, Kassya Fernandes, onde aprofundaram discussões sobre novas metas para captação de recursos e atração de investidores ao Tocantins. Dyego Reis destacou a importância de projetos que conectam a pesca artesanal e a pesca esportiva com a educação ambiental, além de monitoramentos para coleta de dados científicos a fim de promover políticas personalizadas para a região.

- Apresentamos o programa da Trilha da Pesca e Aquicultura, a prospecção da nova política da Pesca e Aquicultura para o Tocantins, programas de unidades demonstrativas unindo a pesca artesanal e a pesca esportiva com educação ambiental, além do programa importante de monitoramento e desembarque pesqueiro, que coleta dados científicos junto às universidades e consegue nos promover políticas efetivas e personalizadas junto a cada local onde existem recursos pesqueiros - explicou Dyego Reis, diretor de desenvolvimento da Pesca da Sepea.

Kassya por sua vez, explicou aos presentes na reunião sobre todas as oportunidades de projetos que podem ser desenvolvidos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, aos ODS’s.

- Nesse sentido concluímos a reunião entendendo que os programas hoje, desenvolvidos pela Sepea, estão completamente alinhados aos ODS’s e portanto candidatos a fazer a captação de recursos, inclusive abrindo portas para captações internacionais. Comemoramos a participação junto à ONU e fomos convidados a ir à Brasília, à sede nacional, para a assinatura do memorando de intenções que formaliza a cooperação entre o PNUD/ONU e a Secretaria-  finalizou o secretário Rodrigo Ayres.

Participaram das reuniões

Participaram das reuniões com a SUDAM e com o PNUD/ONU, o secretário-executivo Rodrigo Ayres, o diretor de desenvolvimento da Pesca, Dyego Reis, o diretor de desenvolvimento da Aquicultura, Thiago Tardivo, a analista jurídica Caroline Coriolano, o gerente de Captação de Recursos, Onivaldo Rocha, a engenheira ambiental, Thaiana Brunes e a analista da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Lorayne Ferreira de Jesus. 

Governo do Tocantins, Secretaria da Pesca e Aquicultura, SUDAM, frigorífico de pescado, Palmas, desenvolvimento sustentável, pesca, aquicultura, investimento, Programa PNUD/ONU.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário