Português (Brasil)

CASO FIOL – Jusmari Oliveira confirma que pátio multimodal da Ferrovia não será mudado de lugar

CASO FIOL – Jusmari Oliveira confirma que pátio multimodal da Ferrovia não será mudado de lugar

Data de Publicação: 18 de fevereiro de 2025 18:11:00 A líder política do oeste da Bahia confirma que o pátio multimodal da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) vai ser construído entre três importantes polos agropecuários na Bahia – Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo.

Compartilhe este conteúdo:

Por Antônio Oliveira

A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), ex-prefeita de Barreiras e deputada estadual licenciada, Jusmari Oliveira, informou nesta terça-feira, 18, ao repórter Gil Rocha, da Oeste FM, de Barreiras, que o pátio multimodal (transbordo rodoviário/ferroviário) da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) será mesmo construído entre os municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. A líder política ressaltou que esse pátio foi estrategicamente planejado para atender esses três principais polos agropecuários da região.

Foto: Gil Rocha/Fala Barreiras

Jusmari lembra que a viabilização da FIOL contou com sua atuação, culminando com a inclusão do projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) durante a gestão da ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. A partir desse avanço, a FIOL foi discutida amplamente em audiências públicas e reuniões estratégicas, contando com a participação de autoridades, como o então governador Jacques Wagner e o ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

Na ocasião, o então deputado Osiel Oliveira propôs a definição do Porto Seco da FIOL em um ponto estratégico, visando equilibrar o desenvolvimento da região. Essa decisão foi embasada em análises técnicas e geográficas, garantindo que a infraestrutura atendesse simultaneamente as três cidades, conforme validação de especialistas, que foram consultados pelos engenheiros responsáveis pelo projeto da ferrovia.

- Ao planejar o Porto Seco, buscamos favorecer Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães. Alterar essa definição comprometaria o propósito estratégico da ferrovia e da logística regional - destacou Jusmari.

Além disso, a secretária informou que tem mantido diálogo direto com o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para assegurar que o pátio de transbordo seja mantido em seu local original.

Polêmica

Recentemente, surgiram polêmicas, incluindo a possível mudança do entroncamento da FIOL com a Ferrovia Norte-Sul. Recentemente,  Cerrado Rural Agro consultou o Ministério dos Transportes, que respondeu que, de acordo com novos estudos, a FIOL teve seu traçado modificado. Agora, a ferrovia não ligará mais Correntina a Barreiras e Luís Eduardo, culminando em Figueirópolis, no sul de Tocantins, mas sim em Mara Rosa, no norte de Goiás. (clique aqui para ler a matéria), decisão que pode ter causado toda a polêmica em torno deste pátio de transbordo.

Com informações so site Fala Barreiras.

Pátio Multimodal | Ferrovia de Integração Oeste-Leste | Desenvolvimento Urbano | Logística | Agricultura | Barreiras | São Desidério | Luís Eduardo Magalhães

#FIOL #PátioMultimodal #DesenvolvimentoUrbano #Bahia #Logística #Agronegócio #Barreiras #SãoDesidério #LuísEduardoMagalhães #Infraestrutura #Política

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário