Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
COP 30: Lançamento da SB COP, iniciativa empresarial focada em sustentabilidade
Data de Publicação: 7 de março de 2025 10:07:00 A Confederação Nacional da Indústria reúne empresários para promover contribuições do setor privado nas negociações climáticas da COP30.
Da redação
Na próxima segunda-feira (10), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) dará início à Sustainable Business COP30 (SB COP) em um evento na sede da CNI em Brasília, que contará com a presença de autoridades governamentais e líderes empresariais. A iniciativa visa criar um grupo representativo do setor empresarial, semelhante ao que existe nos fóruns G20 e BRICS, para levar as contribuições do setor privado às negociações da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que terá a COP30 realizada em Belém (PA) em novembro de 2025.
A SB COP busca mobilizar uma ampla gama de líderes empresariais, associações, sindicatos e confederações, tanto nacionais quanto internacionais, em prol do desenvolvimento sustentável. O principal objetivo é fornecer recomendações eficazes para os líderes governamentais durante as negociações da COP30.
Ricardo Alban, presidente da CNI, ressalta a importância deste espaço de representatividade, afirmando que o enfrentamento das mudanças climáticas requer a ativa participação do setor produtivo:
- A concretização dos compromissos nas COPs depende das atividades econômicas, e por isso precisamos desempenhar um papel ativo nas recomendações para os governos.
Metas da SB COP
- Criar recomendações para líderes nas negociações da COP30.
- Formalizar compromissos do setor privado para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
- Promover iniciativas que avancem uma agenda climática positiva.
Inspiração no B20
![]() |
"A CNI tem uma forte presença nas Conferências do
Clima há mais de uma década" (Foto: Agência Brasil)
|
. A proposta de criar um grupo empresarial para liderar o setor privado ganhou impulso após a participação da CNI na COP29 em Baku, Azerbaijão. A SB COP foi inspirada pelo B20, que é o fórum de representação do setor privado dos países do G20, o qual foi presidido pelo Brasil em 2024.
A estrutura da SB COP consistirá em seis grupos de trabalho dedicados a temas estratégicos, sob a liderança de Ricardo Mussa, ex-CEO da Raízen e da Cosan.
Eixos Temáticos
- Transição energética
- Economia circular e materiais
- Bioeconomia
- Transição justa
- Financiamento climático
- Segurança alimentar
Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da CNI, destaca que a SB COP será uma plataforma para fortalecer a contribuição da indústria nacional nas COPs. O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, participará do evento de lançamento no dia 10 de março, dando início à colaboração até a COP em novembro.
Cada grupo temático da SB COP irá sugerir até três recomendações, garantindo foco e alcançando metas com transparência e comprometimento. O resultado final será uma agenda de sugestões a ser apresentada ao governo, visando assegurar o engajamento do setor privado nas metas para redução das emissões de GEE.
O lançamento da SB COP contará com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, e a secretária-executiva da COP30, Ana Toni.
Serviço
Lançamento da SB COP (Sustainable Business COP30 - Ação Empresarial pelo Desenvolvimento Sustentável)
Local: Auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) | Setor Bancário Norte, Quadra 1 Bloco C - Ed. Roberto Simonsen - Brasília (DF)
Data e horário: 10 de março (segunda-feira), às 14h
Credenciamento: Jornalistas interessados em acompanhar o evento devem enviar um e-mail para imprensa@cni.com.br até sexta-feira (07/03) com o assunto "Pedido de credenciamento para SB COP".
Com informações da CNI.
SB COP
COP 30

DIREITOS INDÍGENAS - Acordo histórico promove reparação às comunidades Avá-Guarani em Itaipu
O acordo representa um passo significativo na reparação histórica aos Avá-Guarani, promovendo dignidade e melhores condições de vida para as comunidad Saiba Mais +
DIA MUNDIAL DA ÁGUA - Brasil perde o dobro da área da capital paulista em superfície de água
Em 2024, o Brasil perdeu 400 mil hectares de superfície de água, atingindo 17,9 milhões de hectares, com a Amazônia e o Pantanal sendo os mais afetado Saiba Mais +
DIA MUNDIAL DA ÁGUA - Aiba entrega a 140ª nascente recuperada no Cerrado baiano
Essa ação representa um importante passo na promoção da sustentabilidade hídrica, unindo esforços da comunidade e das autoridades para garantir a pres Saiba Mais +
DESAFIOS E SOLUÇÕES: Impactos das mudanças climáticas na produção de alimentos
Câmara dos Deputados página com uma análise aprofundada sobre os efeitos das mudanças climáticas na agricultura brasileira e os esforços para mitigar Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|