Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
DESBUROCRATIZAÇÃO - Viracopos inicia exportação de tilápia para os EUA sem Certificação Sanitária
Data de Publicação: 6 de dezembro de 2024 15:52:00 A primeira carga de pescado embarcada sem a Certificação Sanitária Internacional promete agilidade e maior competitividade para o Brasil no mercado norte-americano.
![]() |
Nesta primeira remessa, foram enviadas 34 toneladas de filé de tilápia fresco,
com o objetivo de avaliar a eficiência do novo processo (Foto: Mapa)
|
Da redação
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, iniciou nesta quinta-feira, 5, a exportação de tilápia para os Estados Unidos sem a exigência da Certificação Sanitária Internacional (CSI), um processo que vigorava desde 2012. A desburocratização do procedimento foi anunciada em outubro e desde então começaram os testes para simplificar a exportação.
Nesta primeira remessa, foram enviadas 34 toneladas de filé de tilápia fresco, com o objetivo de avaliar a eficiência do novo processo. A expectativa é aumentar a frequência dos embarques semanais e ampliar o volume exportado, com a colaboração entre exportadores, importadores, agentes de carga, companhias aéreas, o sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e a concessionária do aeroporto.
O foco da mudança é reduzir o tempo total de transporte, que atualmente leva cerca de 48 horas, para 36 horas, entre a retirada do peixe da água até sua disponibilização nas prateleiras dos varejistas nos Estados Unidos. Os testes realizados nas últimas semanas indicam maior agilidade, melhor desempenho logístico e redução de custos, o que pode resultar em aumento das vendas e valorização do produto brasileiro no mercado americano. O consumidor norte-americano terá acesso a um produto mais fresco, com maior prazo de validade e menor preço.
Essa exportação é a primeira em Viracopos com o novo processo, que promete uma significativa redução no tempo de liberação da carga.
- Agora, o procedimento que antes levava duas horas, com a deslacração e conferência documental, pode ser feito em menos de cinco minutos - afirmou Rita Lourenço, chefe do Vigiagro no aeroporto.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou que a medida reforça a confiança internacional no sistema de controle sanitário do Brasil.
![]() |
O Brasil é o segundo maior exportador de
pescados para os Estados Unidos (Foto: Mapa)
|
- A desburocratização não significa falta de controle; pelo contrário, ela facilita o processo e aumenta a competitividade do setor, mantendo as regras da FDA dos Estados Unidos - explicou.
O Brasil é o segundo maior exportador de pescados para os Estados Unidos, com o filé de tilápia sendo o principal produto. Rita Lourenço também ressaltou que o Mapa está em contato constante com toda a cadeia para ajustar os procedimentos e garantir que a desburocratização não afete os requisitos legais e de fiscalização. A tendência é que o processo seja ainda mais ágil com a liberação automática via sistema, promovendo mais rapidez e eficiência na exportação.
#Exportação #Tilápia #Viracopos #Desburocratização #Pescado #MercadoAmericano #Vigiagro
TILÁPIA DO VIETNÃ – Ministério Agricultura responde a questionamentos de Antônio Oliveira
Na nota, o Ministério aborda o embargo à importação da tilápia do Vietnã, destacando que a medida não exporá a tilápia brasileira ao risco de contamin Saiba Mais +
AQUISHOW BRASIL 2025: Evento oferece o curso voltado para a sanidade e avanços na tilapicultura
Especialistas renomados compartilham conhecimentos sobre doenças e estratégias de controle na tilapicultura. Saiba Mais +
ESTRUTURAÇÃO: Bahia Pesca busca o fortalecimento da piscicultura no oeste baiano
Encontros estratégicos visam organizar a cadeia produtiva e promover o desenvolvimento econômico local. Saiba Mais +
RISCO SANITÁRIO - Revogação da suspensão da importação de tilápia do Vietnã gera preocupação na piscicultura brasileira
Decisão do Ministério da Agricultura é vista como uma ameaça à segurança sanitária dos consumidores, enquanto a indústria local se mobiliza para garan Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|