Português (Brasil)

DINAPEC 2025: Embrapa Pesca e Aquicultura apresenta novas tecnologias

DINAPEC 2025: Embrapa Pesca e Aquicultura apresenta novas tecnologias

Data de Publicação: 24 de março de 2025 09:39:00 Evento destaca inovação em pecuária de corte e o papel da Embrapa na sustentabilidade agropecuária.

Compartilhe este conteúdo:

Da redação
Entre os dias 24 e 26 de março, a Embrapa Pesca e Aquicultura, localizada em Palmas-TO, participará da Dinapec 2025, um renomado evento técnico que se dedicará à pecuária de corte em Campo Grande - MS. Além de suas especializações, a unidade realiza pesquisas e transferências de tecnologia focadas nas condições do Cerrado, especialmente na região do MATOPIBA, que abrange as regiões de Cerrado do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Os sistemas agrícolas também estão entre os temas abordados pela Embrapa Pesca e Aquicultura.

Imagem meramente ilustrativa sugerida a META IA

No evento, a unidade apresentará três trabalhos técnicos. O "Consórcio Certo MATOPIBA" oferece diretrizes sobre o manejo da adubação nitrogenada em consórcio entre milho de segunda safra e capim. A técnica de "dessecação antecipada de forrageiras" possibilita semear grãos mais cedo e aumenta a área disponível para a segunda safra. O programa "ABC Corte", voltado à transferência de tecnologia em pecuária de corte, já demonstra bons resultados no Tocantins e em regiões do Sudeste do Pará e Nordeste de Mato Grosso. Além das apresentações, a Embrapa estará presente no Fórum Pré-COP 30, onde debaterá a sustentabilidade da produção bovina no Brasil.

Roberto Flores, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, participará da discussão no fórum, agendado para o dia 24.

- Nossa expectativa é contribuir para a elaboração de um documento para o governo, compartilhando experiências locais e nossos projetos na área -  afirma.

No evento, espera-se também fortalecer parcerias e desenvolver projetos em conjunto com a unidade de Campo Grande.

Rodrigo Almeida, pesquisador da Embrapa, explica que o "Consórcio Certo MATOPIBA" melhora a saúde do solo e a produção de forragem durante a seca. O cultivo consorciado pode ser uma alternativa viável para a reforma de pastagens, onde o milho ajuda na recuperação ao mesmo tempo que fornece renda rápida.

O programa "ABC Corte" já realiza sua oitava safra, com 72 eventos e mais de 7.000 participantes. Com foco na capacitação de agentes de assistência técnica, o programa já registrou resultados significativos em indicadores técnicos e econômicos, como ganho de peso diário e taxa de lotação.

A Dinapec, que ocorre a cada dois anos, em 2025 é promovida pela Embrapa, Famasul e o Governo do Estado, abrangendo uma área de 30 hectares com painéis e dinâmicas agropecuárias.

Dinapec 2025, Embrapa, Pesca e Aquicultura, Pecuária de Corte, Matopiba, Sustentabilidade, ABC Corte, Pesquisa Agropecuária

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário