Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
FIOL – Prefeito de Barreiras vai a Brasília defender a permanência do projeto da ferrovia no município
Data de Publicação: 15 de fevereiro de 2025 11:21:00 O prefeito de Barreiras busca assegurar que o traçado da FIOL mantenha o município como um ponto estratégico, essencial para o desenvolvimento econômico do Oeste da Bahia, e preserve o pátio multimodal na cidade.
![]() |
Otonil Teixeira em Brasília com as demais lideranças baianas (Foto: Dicom/Barreiras )
|
Da redação
Lideranças políticas do Tocantins e do Oeste da Bahia continuam a se mobilizar em Brasília para que não haja alteração no traçado da Ferrovia da Integração Oeste-Leste (FIOL), que, se aprovado, seguiria de Correntina até o município de Mara Rosa, no norte de Goiás, não mais culminando em Figueirópolis, no sul do Tocantins. Essa mudança faria com que Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, localizadas no oeste da Bahia, fossem removidas do projeto, resultando na perda de um pátio multimodal na região.
O prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, é uma das vozes ativas nessa luta. Na quarta-feira, 12, acompanhado do vice-prefeito Túlio Viana, ele se reuniu com os senadores Ângelo Coronel e Otto Alencar e a deputada federal Roberta Roma, ambos da Bahia, para discutir a continuidade das obras da FIOL e a importância de um terminal intermodal em Barreiras. O objetivo é assegurar que a cidade continue sendo um ponto estratégico da ferrovia.
Otoniel Teixeira destacou a relevância do Porto Seco em Barreiras, afirmando que a cidade é o principal polo econômico da região e um elo fundamental para a logística de escoamento da produção agrícola do Oeste baiano.
- Estamos aqui em Brasília defendendo com toda veemência a manutenção do terminal intermodal em Barreiras, que movimentará entre 1,3 e 5,3 milhões de toneladas de grãos, farelo, álcool, algodão e outras commodities por ano. Isso trará desenvolvimento tanto para nosso município quanto para toda a região - afirmou o prefeito.
![]() |
Foto: Governo Federal
|
Os parlamentares se comprometeram a realizar os expedientes necessários junto ao Ministério dos Transportes e à equipe de engenharia da obra para garantir que Barreiras não seja prejudicada. Os líderes locais continuarão acompanhando os desdobramentos do projeto, reafirmando seu compromisso em lutar para que a cidade permaneça integrada ao traçado da FIOL, assegurando os investimentos e as oportunidades de desenvolvimento que essa ferrovia proporciona à região.
Recentemente, em resposta a consulta deste site, o Ministério confirmou que, as mudanças se darão com base em estudos feitos recentemente. (Clique aqui para ler a matéria).
Cerrado Rural Agro está atenta, acompanhando o desenrolar deste processo.
Ferrovia da Integração Oeste-Leste, FIOL, Barreiras, Otoniel Teixeira, desenvolvimento econômico, Bahia, terminal intermodal, logística, produção agrícola.
#FIOL #Barreiras #DesenvolvimentoEconômico #Bahia #Logística #Agronegócio #TerminalIntermodal #PortoSeco #CerradoRural #MobilizaçãoPolítica

LOGÍSTICA - Governo do Maranhão e Ministério dos Transportes anunciam recuperação da BR-222
A parceria entre o Governo do Maranhão e o Ministério dos Transportes visa a recuperação da BR-222, fortalecendo a infraestrutura e impulsionando a ec Saiba Mais +
TRANSPORTE - Impacto da demanda por fretes na logística agropecuária brasileira
A crescente procura por transporte tem elevado os custos logísticos e influenciado a movimentação de produtos em diversos estados, segundo o Boletim L Saiba Mais +
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL: Portos do Arco Norte se destacam nas exportações
Em 2024, os portos privados do Arco Norte movimentaram mais de 52 milhões de toneladas de soja e milho, superando os principais corredores de exportaç Saiba Mais +
LOGÍSTICA - Revitalização do aeródromo de Balsas destaca Programa de Modernização Aeroportuária no Maranhão
O Governo do Maranhão inicia um amplo programa de revitalização que abrange dez aeroportos estaduais, incluindo o aeródromo de Balsas, visando impulsi Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|