Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
OPINIÃO - A Aiba e seu compromisso social: transformando vidas na Bahia
Data de Publicação: 10 de dezembro de 2024 15:01:00 A reforma da Casa Espírita Bezerra de Menezes representa mais um passo da Aiba em direção à inclusão socioeconômica, refletindo o compromisso dos produtores rurais do Cerrado baiano com o bem-estar social.
A reforma da Casa Espírita Bezerra de Menezes representa mais um passo da Aiba em direção à inclusão socioeconômica, refletindo o compromisso dos produtores rurais do Cerrado baiano com o bem-estar social.
Por Antônio Oliveira
“Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens (e mulheres) de boa vontade” (Lucas 2:14)
![]() |
Odacil Ranzi discurso por ocasião da inauguração da obra (Foto: Antônio Oliveira)
|
Este texto não tem o compromisso com o jornalismo de informação e notícias, como é praxe entre os jornalistas. Trata-se mais de uma opinião, uma manifestação pessoal ou uma nota de colunismo social — não de ostentação e vaidade, mas de informação sobre as ações de grupos sociais em uma sociedade solidária.
Nesta segunda-feira, 09, estive na sede da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), que gosto de chamar de “palácio do agronegócio baiano”, em Barreiras, no Cerrado baiano, para uma entrevista especial com seu presidente por dois biênios consecutivos – o último termina neste final de ano -, Odacil Ranzi. Ele é um querido amigo desde as primeiras sementes de soja jogadas no solo da região. Foi um bate-papo que mesclou jornalismo e intimismo, pois, mesmo sem mandato político, Ranzi é um homem público, reconhecido por sua atuação nas sociedades de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, e é um dos grandes líderes do agronegócio na Bahia.
![]() |
Foto: Antônio Oliveira
|
Após a entrevista, Ranzi me convidou para acompanhar a inauguração de mais um projeto filantrópico, cultural, esportivo e educacional, financiados a fundo perdido pelo Fundesis. Desta vez, foi a reforma e adequação do espaço social da Casa Espírita Bezerra de Menezes, no Centro Histórico de Barreiras. O projeto, conforme consta na placa inaugural, visa “transformar vidas, promovendo a inclusão socioeconômica e o empoderamento feminino”, focando na promoção social de mães solo em situação de vulnerabilidade.
![]() |
Foto: Antônio Oliveira
|
Foi um momento muito bonito, como todos os outros. Desde a criação do Fundo Para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis), em 2005, e as primeiras obras financiadas em 2007, esses eventos mostram que a Aiba e seus produtores associados não são apenas uma organização que cuida de seus negócios e investe em pesquisas, em produção e produtividade atendendo seus interesses comerciais. Eles também se preocupam com a sociedade, especialmente com as pessoas mais carentes. A Aiba tem demonstrado, por meio de suas ações estruturais, sociais e ambientais, ser uma casa de homens de boa vontade que contribuem para o bem-estar de milhares de pessoas na região.
![]() |
Foto: Antônio Oliveira
|
Estavam presentes na solenidade, além de Odacil, o gerente do Banco do Nordeste em Barreiras, Romildo Oliveira; a diretoria da CEBEM; Aléssia Oliveira, coordenadora do Fundesis; Hélio Holp, diretor financeiro da Aiba; o ex-presidente da Aiba, João Carlos Jacobsen Rodrigues e sua esposa Claire das Graças Wobeto Rodrigues.
O Fundesis foi criado e é mantido pela Aiba, por meio do Instituto Aiba, e investe em ações sociais com fundos doados por produtores rurais, através de um desconto não compulsório em recursos de custeio agrícola junto ao Banco do Nordeste e, mais recentemente, ao Sicredi.
Conheça os projetos clicando nos títulos de matérias já produzidas e publicadas por este site — das mais antigas às atuais.
FUNDESIS/AIBA - Agronegócio com responsabilidade social e ambiental
Fianalizo, agradecendo, muito honrado, ao convite do Odacil Ranzi para momento tão sublime.
#Aiba #Agronegócio #InclusãoSocial #EmpoderamentoFeminino #Bahia #Solidariedade #DesenvolvimentoSustentável

LUTO EM PALMAS - Arquiteto da cidade, Walfredo Antunes encerra sua jornada
O arquiteto responsável pelo projeto de Palmas faleceu aos 81 anos, deixando um legado inestimável para a cidade Saiba Mais +
OPINIÃO/COP30 – Piscicultura e seus bons exemplos de sustentabilidade ambiental
A piscicultura brasileira é um exemplo de sustentabilidade, contribuindo inclusive para a mitigação dos impactos da pesca. Deveria ter espaço na COP30 Saiba Mais +
AGROTINS: Entre o pão e o circo, um desvio de foco
A Feira de Agrotecnologias do Tocantins precisa retornar ao seu propósito original e evitar o uso político de recursos públicos. Saiba Mais +
MEMÓRIA – Dom Romerito e sua Clara: A roda da vida e a luz que parte
Um tributo à saudade que permeia a vida após a partida da Dra. Clara, ao amor eterno que uniu Romero e sua amada, e à dor das despedidas que ecoam na Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|