Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
ISONOMIA TRIBUTÁRIA – Líderes da aquicultura brasileira buscam apoio do MPA para a isenção do PIS/Cofins sobre a ração para pescado
Data de Publicação: 22 de junho de 2023 10:14:00 A reivindicação é bem antiga e já tramita, emperrada, na Câmara dos Deputados. Francisco Medeiros, presidente da PeixeBR, explica que o objetivo da ação, no fim das contas, é tornar o pescado produzido no Brasil mais barato #reunião do mpa #isençao do pis/cofins #isonomia tributária #andré de Paula #mpa
![]() |
Ministro e dirigentes do MPA sentam à mesa com as lideranças da aquicultura brasileira. (Foto: MPA)
|
Redação
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, recebeu, nesta quarta-feira, 21, lideranças da aquicultura brasileira que estão mobilizadas para derrubarem a cobrança do PIS/Cofins sobre a ração de peixes. O ministro disse considerar justo o pedido para que o governo dê à ração usada no pescado de cultivo o mesmo tratamento recebido pelos criadores de suínos e aves.
A ração usada na produção dessas duas proteínas é isenta de PIS e Cofins. Os aquicultores reivindicam o mesmo tratamento.
- Eu não vou chamar de isenção de tributos. O que estou ouvindo de vocês é um pedido de isonomia tributária. E quando a gente fala de isonomia, ou seja, ter o mesmo tratamento dado a outros setores correlatos, a gente tá falando de um direito. Então se trata de promover o direito de uma cadeia importante da produção de alimentos no nosso país - frisou o ministro.
- Posso dizer a vocês que o nosso presidente Lula é sensível a esse tema. Porque ao tornarmos um tipo de proteína mais barato, como é o caso aqui, estamos falando de combate à fome e segurança alimentar – seguiu o ministro.
A reunião foi encabeçada pela Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR). O presidente da instituição, Francisco Medeiros, explicou que o objetivo da ação, no fim das contas, é tornar o pescado produzido no Brasil mais barato.
- Como a ração representa uma parcela grande do custo unitário de produção, se o governo conceder a isonomia tributária nós vamos conseguir colocar o pescado a um preço menor no supermercado - explicou.
O pesquisador Manoel Pedroza, da Embrapa Pesca e Aquicultura, apresentou cálculos sobre o tema. Se a isonomia tributária for concedida e o governo federal isentar a ração de PIS e Cofins, o preço do pescado cairá quase 5% ao consumidor final. Além disso, com o aumento de demanda, o setor produzirá mais 16 mil toneladas, segundo o estudo da Embrapa.
- O Brasil está fadado a ser o maior produtor de proteína aquática do mundo - completou o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), Eduardo Lobo.
- Mas a gente precisa entender que se trata de uma competição com outras proteínas e com outros países. Essa competição é como uma corrida de Fórmula 1, em que cada milésimo de segundo faz a diferença. A desoneração cumpre esse papel na redução de custos do setor - comparou.
O presidente da Camarão BR, Cristiano Maia, engrossou o apelo.
- Nós aqui, todos juntos, passamos por esse sufoco. Suínos e aves já têm esse benefício (a isenção do PIS/Cofins sobre a ração) e a gente tem dificuldade em chegar à mesa do brasileiro - disse.
A tarde, o ministro participou da reunião promovida pela Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura na Câmara dos Deputados. A isonomia tributária para a ração do pescado foi, novamente, o tema do encontro. O presidente da frente, Luiz Nishimori (PSD-PR), que é autor de um projeto de lei isentando a ração do PIS/Cofins, disse que o Congresso Nacional apoia o pedido dos aquicultores.
*Com informações da Comunicação do MPA.

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|