Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
AQUISHOW BRASIL 2024 - Secretária Nacional de Aquicultura destaca desafios e perspectivas para o setor em palestra no evento
Data de Publicação: 22 de maio de 2024 19:56:00 Tereza Nelma, Secretária Nacional de Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura, compartilha insights sobre a evolução e desafios da aquicultura brasileira durante a Aquishow Brasil 2024. Ela enfatiza a importância da integração de políticas e atores para impulsionar o crescimento sustentável do setor
![]() |
Tereza Nelma, secretária nacional de Aquicultura (Foto: Antônio Oliveira) |
Por Antônio Oliveira
A secretária nacional de Aquicultura, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Tereza Nelma da Silva Porto Viana Soares, ou simplesmente Tereza Nelma, esteve nesta quarta-feira, 22, na Aquishow Brasil 2024, que está acontecendo até quinta-feira, 23, no Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto (SP). Ele fez palestra durante reunião técnica para priorização de sinais e tendências na aquicultura continental – conectando stakeholders rumo ao desenvolvimento sustentável.
Após a reunião, Centro-Oeste Farm News falou com ela sobre a evolução da aquicultura brasileira nestes 1 ano e 4 meses da volta do Ministério da Pesca e Aquicultura, antes, há anos, relegado a puxadinhos de ministérios, ganhando, realmente, status de secretaria nacional na gestão passada.
Conforme ela, este tempo todo foi “um grande desafio”.
- Eu aprendi, desde pequena, que é mais fácil construir do que reconstruir. Mas nós estamos nessa grande missão da reconstrução do nosso país e a aquicultura faz parte disso. Eu sou muito entusiasmada, eu acredito numa aquicultura de combate à fome e acredito, também, numa aquicultura que pode alavancar a economia. O que nós precisamos é integrar todas essas políticas, todos os atores e crescer, fazer com que a aquicultura cresça no país - disse.
- Muitos gargalos a serem resolvidos? – questionei - a.
- Muito! Os grandes gargalos para a formalização do aquicultor são as dificuldades na regularização fundiária, na falta de assistência técnica, na falta de um programa de extensão rural aquícola. Mas nós estamos buscando isso e acredito que logo, logo nós vamos ter mais novidades de entregas do Ministério da Pesca e Aquicultura – disse, ainda, a secretária Tereza Nelma.
Observei para a Secretária que MPA trabalha com duas vertentes: a pesca e aquicultura. A primeira, uma vertente mais social que é a pesca e que se vê que o Ministério tem dedicado especial atenção a ela e a outra vertente é a aquicultura, com destaque para a piscicultura. Como a pasta administra essas duas linhas de atuação, quis saber.
- Olha só, o nosso Ministério foi reconstruído agora com quatro secretarias finalísticas: a Secretaria Nacional de Pesca Industrial, a Secretaria Nacional de Pesca Artesanal, a Secretaria Nacional de Aquicultura e a Secretaria de Pesquisa e Estatística. A gente convive muito bem, porque tanto a pesca é necessária ao sistema, são mais de 1 milhão e 200 pescadores (no país). Nós temos que trabalhar em conjunto. A aquicultura vem como algo de mais moderno, que é o cultivo, é a produção, e nós precisamos alinhar a pesca artesanal junto com a aquicultura para fazer o grande desenvolvimento do nosso país.
Tereza Nelva falou, também, da importância de eventos como a Aquishow Brasil.
- É muito importante. O próprio Ministério investiu recursos para que o Aquishow tenha esse grande sucesso. Esse dinamismo da Marilsa (Patrício Fernandes, idealizadora e coordenadora do evento), da Peixe São Paulo. Marilsa tem uma dinâmica muito forte e aqui a gente está vendo sucesso. O MPA está presente, tanto financeiramente como também na contribuição das políticas públicas. Obrigada.
#AquishowBrasil #Aquicultura #MPA #MinistérioDaPescaEAquicultura #TerezaNelma #DesenvolvimentoSustentável #PolíticasPúblicas #Desafios #Perspectivas #PescaArtesanal #PescaIndustrial #Piscicultura #Evento #MarilsaPatrícioFernandes #PeixeSãoPaulo
![]() |
Este portal é Media partner da Aquishow Brasil 2024 |

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|