Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
BAHIA FARM SHOW / ODACIL RANZI - Um líder transformador do Agronegócio
Data de Publicação: 19 de junho de 2024 10:06:00 Conheci Odacil Ranzi em 1984, e desde então, testemunhei sua trajetória como um líder incansável e transformador, que deixa um legado de progresso e inovação no agronegócio e na vida urbana do oeste da Bahia. Este artigo de opinião encerra os especiais Bahia Farm Show 2024
Conheci Odacil Ranzi em 1984, e desde então, testemunhei sua trajetória como um líder incansável e transformador, que deixa um legado de progresso e inovação no agronegócio e na vida urbana do oeste da Bahia. Este artigo de opinião encerra os especiais Bahia Farm Show 2024
Odacil Ranzi,produtor rural e presidente da Aiba e
Bahia Farm Show (Foto: Antônio Oliveira)
|
Por Antônio Oliveira
Conheci o produtor rural Odacil Ranzi (conheça mais o empresário, clicando aqui) em 1984 (dia e mês exatos, ele sempre lembra), quando fiz a primeira entrevista com ele, recém-chegado a Barreiras com a família, para desbravar o até então inóspito Cerrado baiano. A partir desse dia, fomos fortalecendo nossa amizade e respeito mútuos, acompanhando a trajetória profissional de cada um. Odacil é o tipo de ser humano que não vive apenas para si. É um sujeito sempre preocupado e disposto a ajudar as causas sociais, razão pela qual vem se destacando na direção do Fundesis (Fundo para o Desenvolvimento Sustentável e Integrado da Bahia) (clic aqui para um ler um das matérios sobre esta obra social) , braço social da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Instituto Aiba.
O jornalista Antônio Oliveira e o presidente
Odacil Ranzi (Foto: Antônio Oliveira)
|
Homem de visão empreendedora, soube expandir suas terras de cultivo agrícola e empreender na cidade com uma empresa de distribuição de bebidas. Não é homem de se acomodar; é irrequieto e completamente avesso à ociosidade. Durante o período de organização da Bahia Farm Show deste ano, numa das nossas frequentes conversas por WhatsApp, vi, pela primeira vez, um Odacil angustiado. Ele estava em Brasília fazendo exames médicos e a angústia era para ir embora. “Antônio, se não tiver avião agora, vou pegar um Uber e vou embora”, disse-me, completamente tomado pelos efeitos do distanciamento do trabalho. Normal em empreendedores “elétricos”. Sua fé em Deus e a corrente de carinho de amigos e familiares o salvaram de um situação delicada. Fato que, talvez, ele refletiu, em gratidão e com o apoio de seus pares, na construção da bela capelinha (Nossa Senhora de Lourdes) no coração do complexo Bahia Farm Show, inaugurada durante esta edição.
Pequeno grande monumento a fé (Foto: Antônio Oliveira) |
Esta edição da Bahia Farm Show foi a última de sua gestão. No dia 31 de dezembro deste ano, após quatro anos de gestão, ele deixa o comando da Aiba, passando o bastão para o jovem produtor rural, seu atual vice-presidente, Moisés Schimidt. O legado que Odacil deixa na gestão da Aiba, na organização e realização da Bahia Farm Show, no Instituto Aiba e no Fundesis é altamente positivo e de grandes ensinamentos.
- A feira se fortalece graças às pessoas, às parcerias e, claro, ao agronegócio. Falar sobre a Bahia Farm Show é falar sobre a agricultura no oeste da Bahia. Hoje, a Bahia é um dos estados que mais aplicam tecnologia agrícola. Nesse meu último ano de feira como presidente, a sensação é de dever cumprido, de ter deixado uma Bahia Farm ainda mais fortalecida para os que virão. E que esta edição seja marcada por bons negócios. Que vocês, expositores, possam comemorar a consolidação de boas vendas e a prospecção de novos clientes – disse Odacil durante seu discurso de abertura da Bahia Farm Show.
Será mais um dos grandes e experientes conselheiros do sistema Aiba, sempre pronto a contribuir e somar com seus pares e com o desenvolvimento social e econômico do oeste da Bahia, e do estado como um todo.
Moisés Schimidt,novo presidente a partir de
1º de janeiro de 2025 (Foto: Antônio Oliveira)
|
- Odacil é um presidente muito atuante, que buscou compartilhar seu conhecimento com a associação, promovendo grandes transformações. Não estou afirmando que isso seja melhor ou pior, mas ele realmente deixou sua marca e fez a diferença. Ele se destacou tanto na comunicação com o Governo, seja federal ou estadual, quanto na gestão da própria Bahia Farm Show. Este prédio (estrutura da Aiba no complexo Bahia Farm Show), por exemplo, foi construído durante a gestão do Odacil. Acredito que isso seja um exemplo de uma das grandes transformações realizadas. Para nós, todo presidente que passa por aqui e consegue fazer um trabalho como o do Odacil é um exemplo a ser seguido pela gestão subsequente, deixando também um desafio a ser superado – respondeu-me Moisés Schimidt, por ocasião do balanço prévio do evento.
E seguindo o exemplo do colega, Schimidt acena para mais inovações na sua gestão, que começa no dia primeiro de janeiro de 2025.
Ao Odacil, nossos parabéns por mais esta empreitada de sucesso; ao Moisés, que coloque toda a sua energia, coragem, determinação e espírito empreendedor a serviço do sistema Aiba e do desenvolvimento social e estrutural do oeste da Bahia. És uma das grandes mentes que pensam o agronegócio e a sociedade na região.
#Agronegócio #Liderança #BahiaFarmShow #Aiba #DesenvolvimentoSustentável #odacilranzi #tributo #homenagem #liderança#sucessãonaaiba
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|