Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
PARCERIA - CNA/Senar e Ministério da Pesca firmam acordo para impulsionar aquicultura no Brasil
Data de Publicação: 26 de julho de 2024 16:23:00 Parceria entre CNA/Senar e Ministério da Pesca busca aumentar competitividade dos aquicultores brasileiros e fortalecer a cadeia produtiva com ações sustentáveis e novos mercados
Parceria entre CNA/Senar e Ministério da Pesca busca aumentar competitividade dos aquicultores brasileiros e fortalecer a cadeia produtiva com ações sustentáveis e novos mercados
Da Redação
O Sistema CNA/Senar e o Ministério da Pesca e Aquicultura assinaram na quarta-feira (24) um acordo de cooperação técnica para aumentar a competitividade dos aquicultores brasileiros e desenvolver a cadeia produtiva da aquicultura no país. A cerimônia ocorreu na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, com a participação do presidente da CNA, João Martins, do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e do diretor-geral do Senar, Daniel Carrara.
Objetivos do acordo
O acordo, com abrangência nacional, foca no desenvolvimento sustentável da aquicultura por meio do fortalecimento de políticas públicas e da abertura de novos mercados para a comercialização do pescado brasileiro. A iniciativa visa também melhorar o ambiente regulatório, abordando questões como licenciamento ambiental e a lei da Política Nacional de Aquicultura e Pesca, para garantir maior segurança jurídica aos produtores. Além disso, o acordo prevê assistência técnica e gerencial (ATeG) oferecida pelo Senar.
Declarações dos líderes
Durante a cerimônia, João Martins destacou que o acordo trará mais competitividade aos aquicultores e comparou o potencial de crescimento do setor aos sucessos alcançados pelos setores de aves, suínos e bovinos. Ele apresentou dados que colocam o Brasil na 13ª posição no ranking mundial de produção de peixes de cultivo, com um crescimento significativo nos últimos anos, alcançando 860 mil toneladas em 2022.
Martins também ressaltou a importância do mercado internacional, mencionando que, no primeiro semestre de 2024, as exportações de produtos da piscicultura brasileira aumentaram 79% em relação a 2023. Ele enfatizou a necessidade de simplificar o ambiente regulatório para garantir qualidade e segurança jurídica, permitindo que os produtores trabalhem com tranquilidade.
![]() |
A cerimônia foi realizada na sede do Sistema CNA/Senar (Foto: Ascom do CNA/Senar) |
Impacto do Senar
O trabalho do Senar na profissionalização dos produtores rurais foi outro ponto destacado. Desde 2014, a piscicultura representa 3,16% das mais de 330 mil propriedades atendidas pelo Senar. A assistência técnica e gerencial tem sido crucial para incorporar tecnologia nos sistemas de produção e inserir componentes de gestão nos empreendimentos agropecuários.
Parcerias estratégicas
O ministro André de Paula elogiou a parceria com o Sistema CNA/Senar, considerando-a um divisor de águas para apoiar os produtores rurais com a expertise e competência dessas instituições. Paulo de Faria, diretor do departamento de Desenvolvimento e Inovação da Secretaria Nacional de Aquicultura, reforçou que a assistência técnica do Senar é fundamental para a implementação da política de aquicultura no país.
![]() |
Presenças ilustres
cerimônia de assinatura contou com a presença de várias autoridades, incluindo a secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma, a coordenadora geral de Desenvolvimento da Aquicultura da Secretaria Nacional, Luciene Mignani, o assessor especial do ministro, Carlos Mello, o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, além de diretores e técnicos do Sistema CNA/Senar e presidentes das federações de agricultura e pecuária dos estados.
*Com informações do CNA/Senar
#aquiculturabrasil #CNA #senar #pescasustentável #desenvolvimentorural #acordodecooperação

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|