Português (Brasil)

COTONICULTURA - Dia Mundial do Algodão celebra cinco anos com Brasil como maior exportador

COTONICULTURA - Dia Mundial do Algodão celebra cinco anos com Brasil como maior exportador

Data de Publicação: 7 de outubro de 2024 10:00:00 O Brasil lidera a exportação global de algodão, com vendas para mais de 150 países, incluindo grandes mercados como a China e o Egito.

Compartilhe este conteúdo:

 O Brasil lidera a exportação global de algodão, com vendas para mais de 150 países, incluindo grandes mercados como a China e o Egito.

O Brasil é o o terceiro maior produtor de
algodão do mundo (Foto: Antônio Oliveira)

Da redação

Nesta segunda-feira (7), celebram-se cinco anos do Dia Mundial do Algodão, instituído pela Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2019 para destacar a importância da fibra na economia global e no agronegócio. O Brasil, hoje o maior exportador de algodão do mundo, tem enviado o produto para mais de 150 países, incluindo grandes mercados como China, Egito e Vietnã.

- Este ano, alcançamos o patamar de maior exportador de fibra de algodão, enviando o produto para grandes mercados - ressaltou Carlos Fávaro, ministro da Agricultura.

Desde os anos 2000, o Cerrado brasileiro consolidou-se como principal região produtora de algodão, com cultivares que variam entre 150 a mais de 180 dias de ciclo, de acordo com a Embrapa. Para garantir a qualidade do cultivo, o solo precisa ser bem manejado, com controle de pragas e uso de técnicas adequadas de conservação de água e solo. A cotonicultura brasileira é conhecida pela diversidade de sementes, climas e técnicas de beneficiamento, o que permite variações significativas nas características do produto.

O Brasil é o terceiro maior produtor de algodão, com Mato Grosso, Bahia e Mato Grosso do Sul liderando a produção. Segundo o Ministério da Agricultura, o algodão é a quarta maior cultura temporária do país, com valor de produção de R$ 33 bilhões. Além disso, a cadeia produtiva recebe incentivos do governo, como linhas de crédito e garantias de preços mínimos.

 

PUBLICIDADE DO SITE: www.cerradoeditorial.com.br

Em 2024, o Brasil superou seus recordes de exportação, com mais de 1,72 milhões de toneladas comercializadas até agosto, totalizando US$ 3,35 bilhões, ultrapassando o volume de todo o ano de 2023. O produto brasileiro é consumido em mercados como China, Vietnã, Bangladesh, Turquia e Paquistão, consolidando o país como um gigante global na produção de algodão.

*Com informações do Ministério da Agricultura.

 

 

 

 #DiaMundialDoAlgodão #AlgodãoBrasileiro #Agronegócio #Exportação #Cotonicultura #OMC #Brasil #Sustentabilidade

 

 

Cultivo de algodão no Cerrado baiano (foto: Antônio Oliveira)

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário