Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
SIMPÓSIO - Abertas as inscrições para I Omics in Aquaculture
Data de Publicação: 17 de outubro de 2024 15:10:00 O evento é uma iniciativa do projeto "Cooperação entre Noruega e Brasil em Pesquisa e Educação para Melhoramento da Criação em Aquicultura Sustentável", financiado pelo Conselho de Pesquisa da Noruega.
O evento é uma iniciativa do projeto "Cooperação entre Noruega e Brasil em Pesquisa e Educação para Melhoramento da Criação em Aquicultura Sustentável", financiado pelo Conselho de Pesquisa da Noruega.
Da redação
Nos dias 03 e 04 de dezembro, o auditório da Embrapa Pesca e Aquicultura será palco do Simpósio I Omics in Aquaculture. O evento ocorrerá das 8h30 às 17h20 e as inscrições para participação e apresentação de trabalhos estão abertas até o dia 10 de novembro. As vagas são limitadas a 20 participantes. Clique aqui para se inscrever.
O simpósio é uma iniciativa do projeto "Cooperação entre Noruega e Brasil em Pesquisa e Educação para Melhoramento da Criação em Aquicultura Sustentável", financiado pelo Conselho de Pesquisa da Noruega e realizado em colaboração com a Nord University, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Aquagen (GenoMar Genetics).
O evento contará com a presença de pesquisadores de países como Chile e Noruega. Entre os palestrantes confirmados estão Jorge Manuel Fernandes (Nord University), Kaja Skjærven (Institute of Marine Research, Noruega), José Yáñez (Universidade do Chile) e Diogo Hashimoto (Universidade Estadual Paulista - Unesp-Jaboticabal).
Evento será realizado na sede da Embrapa Pesca e
Aquicultura (Foto: Antônio Oliveira)
|
Capacitação de pesquisadores
Durante dois anos, o projeto capacitou pesquisadores e bolsistas de mestrado e doutorado de ambos os países. Dois cientistas da Embrapa Pesca e Aquicultura foram treinados no uso do equipamento Nanopore, adquirido para facilitar o sequenciamento de DNA e RNA de forma mais eficiente.
Lícia Lundstedt, chefe de P&D da Embrapa, ministrou uma aula para alunos de pós-graduação da Nord University, enquanto a Embrapa recebeu alunos de mestrado da mesma instituição, que tiveram a oportunidade de conhecer as pesquisas com peixes tropicais e visitar a GenoMar Genetics.
Giovanni Moro, coordenador das atividades do projeto na Embrapa, explicou que a Nord University participou de um edital do governo norueguês para capacitação de pesquisadores, que exigia a parceria de uma instituição de pesquisa, uma de ensino e uma empresa privada na área de aquicultura. As negociações começaram em 2018, mas foram adiadas pela pandemia, com o projeto sendo retomado no final de 2021 e previsto para conclusão em 2024.
#Simpósio #Aquicultura #Pesquisa #Embrapa #Noruega #Capacitação #Inovação #Ciência #Educação
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|