Português (Brasil)

COOPERATIVISMO – Pasta da Pesca e Aquicultura do TO incentiva a criação de cooperativa para fortalecer a aquicultura no interior do Estado

COOPERATIVISMO – Pasta da Pesca e Aquicultura do TO incentiva a criação de cooperativa para fortalecer a aquicultura no interior do Estado

Data de Publicação: 31 de outubro de 2024 16:23:00 Em reunião na cidade de Arapoema, a Secretaria discutiu a criação de uma cooperativa para impulsionar a produção aquícola na região, tradicionalmente voltada à pecuária.

Compartilhe este conteúdo:

 Em reunião na cidade de Arapoema, a Secretaria discutiu a criação de uma cooperativa para impulsionar a produção aquícola na região, tradicionalmente voltada à pecuária.

 

Da redação

A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura do Tocantins (Sepea), participou, na última terça-feira, 29, de uma reunião decisiva na cidade de Arapoema, no norte do Estado. O encontro teve como foco a criação de uma cooperativa que visa fortalecer a produção aquícola na região, historicamente ligada à pecuária.

Idealizada pelo ex-prefeito de Arapoema, Baltazar Rodrigues, conhecido como Tazinho, a reunião resultou na formação de uma comissão responsável por definir os próximos passos para a criação da cooperativa, proposta pelo prefeito reeleito, Paulo Pedreira.

A secretária de Estado da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida, destacou o potencial do Tocantins para o setor aquícola.

 

Encontro reuniu autoridades, pequenos e grandes produtores, produtores da
agricultura familiar e empresários interessados em investigar na aquicultura
(Foto: Mariah Soares/Governo do Tocantins)

- O Estado possui grandes oportunidades na aquicultura, uma atividade rápida, sustentável e com mercado garantido. Tudo que se produz de peixe é vendido. Temos água, temperatura adequada e uma logística facilitada para o transporte dos produtos - enfatizou a gestora.

Tazinho considerou a reunião um marco importante, pois a região, referência em pecuária, pode diversificar sua economia com a inclusão da atividade aquícola.

- A terra que é boa para o boi também é excelente para a criação de peixes - afirmou.

O prefeito Paulo Pedreira se comprometeu a colaborar com o que for necessário e ressaltou a importância de diversificar a produção na região.

- A pecuária de corte é fundamental para nossa economia, mas é preciso diversificar - acrescentou.

Após a formação da Comissão, uma nova reunião foi agendada para fevereiro de 2025, onde técnicos da Sepea, junto com os municípios envolvidos, trabalharão na elaboração de um projeto que, além da cooperativa, prevê a construção de um frigorífico de pequeno porte para o processamento de peixe.

Durante o encontro, a engenheira de pesca e gerente de Programas e Projetos da Aquicultura da Sepea, Valéria Lima, apresentou uma palestra sobre os programas desenvolvidos pela Secretaria.

- Foram discutidas as políticas públicas, como o programa Trilha da Pesca e Aquicultura, instituído pela lei nº 4.508, de 25 de setembro de 2024, além das perspectivas e desafios para fomentar e fortalecer essas atividades essenciais à geração de renda e segurança alimentar - informou.

Também estiveram presentes o prefeito de Pau D’Arco, Gilmar Oliveira de Souza, autoridades municipais, pequenos e grandes produtores, representantes da agricultura familiar e empresários da região interessados em desenvolver projetos na área da aquicultura, com o objetivo de integrar o peixe à economia local.

#GovernoDoTocantins #Aquicultura #Cooperativa #Arapoema #Sepea #Diversificação #ProduçãoSustentável #SegurançaAlimentar #PolíticasPúblicas #Pecuária #DesenvolvimentoRural #EconomiaLocal #TrilhaDaPesca #Frigorífico #InovaçãoAgrícola

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário