Português (Brasil)

CELEBRAÇÃO – Instituto de Pesca comemora os 60 Anos do Núcleo Regional de Pesquisa em Salmonicultura Dr. Ascânio de Faria

CELEBRAÇÃO – Instituto de Pesca comemora os 60 Anos do Núcleo Regional de Pesquisa em Salmonicultura Dr. Ascânio de Faria

Data de Publicação: 22 de novembro de 2024 21:06:00 O Núcleo Regional de Pesquisa em Salmonicultura Dr. Ascânio de Faria, com 60 anos de história, é referência em inovações na truticultura brasileira. Destaca-se pela técnica de salmonização da truta, que agrega valor ao produto e impulsiona a aquicultura no país.

Compartilhe este conteúdo:

 O Núcleo Regional de Pesquisa em Salmonicultura Dr. Ascânio de Faria, com 60 anos de história, é referência em inovações na truticultura brasileira. Destaca-se pela técnica de salmonização da truta, que agrega valor ao produto e impulsiona a aquicultura no país.

 

 

Da redação

No dia 27 de novembro de 2024, uma quarta-feira, será realizada a celebração dos 60 anos do Núcleo Regional de Pesquisa em Salmonicultura Dr. Ascânio de Faria, a unidade mais antiga do Instituto de Pesca (IP-Apta), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), localizada em Campos do Jordão, SP.

O evento, que contará com a presença da diretoria geral e das equipes do IP, é direcionado a convidados especiais, incluindo autoridades da SAA, representantes de órgãos públicos do Estado e de empresas do setor de pesquisa, pesca e aquicultura.

 

O núcleo, localizado em Campos do Jordão, é o mais
antigo do Instituto de Pesca (Foto: Instituto de Pesca)

 

Sobre o Núcleo

O Núcleo Regional de Pesquisa em Salmonicultura Dr. Ascânio de Faria é uma referência nacional nas áreas de truticultura e salmonicultura. Ao longo de seus 60 anos, o Núcleo tem se destacado por diversas pesquisas e inovações, como a técnica de salmonização da truta. Esse processo, que envolve a pigmentação da carne com carotenoide (um pigmento natural) adicionado à ração, resulta em uma coloração rosa, muito apreciada pelos consumidores. Essa prática tem contribuído para a agregação de valor ao produto, permitindo o desenvolvimento de uma variedade de produtos derivados.

Além da produção científica, o Núcleo fornece a truticultores ovos embrionados 100% fêmeas, o que aumenta a produtividade, e alevinos de truta arco-íris. Também são comercializadas ovas frescas, utilizadas na confecção de caviar, muito valorizadas na alta gastronomia.

Adicionalmente, o Núcleo oferece ações de aprendizagem teórico-prática no Centro de Treinamento Marcos Guilherme Rigolino, um espaço dedicado a receber grupos de estudantes de escolas técnicas, universitários, produtores, chefs de cozinha e demais interessados em adquirir conhecimento nas áreas de atuação do Núcleo.

Serviço

Evento: Celebração de 60 anos do Núcleo Regional de Pesquisa em Salmonicultura - Instituto de Pesca de Campos do Jordão

Data: 27 de novembro de 2024

Horário: 10h

Local: Parque Estadual de Campos do Jordão - Av. Pedro Paulo - Horto Florestal - Campos do Jordão - SP

(Maps: https://maps.app.goo.gl/hB63Xv24JqMc5HaB9)

#Salmonicultura #Truticultura #Aquicultura #Inovação #InstitutoDePesca #Caviar #Pesquisa #CamposDoJordão #60Anos #SAA #Educação #Gastronomia

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário