Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
FAÇA VOCÊ MESMO - Cartilha orienta sobre cultivo sustentável de tilápias no Tocantins
Data de Publicação: 22 de janeiro de 2025 15:12:00 A Sepea e a Adapec, órgãos do governo do Tocantins, e Embrapa lançam uma cartilha com diretrizes sanitárias para o cultivo de tilápias, visando fortalecer a piscicultura no estado.
Da redação
A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), em colaboração com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e a Embrapa Pesca e Aquicultura, desenvolveu uma cartilha com orientações sanitárias para o cultivo de tilápias em sistemas intensivos no estado.
A piscicultura, conforme o governo do Tocantins, tem se destacado no agronegócio tocantinense, impulsionada por incentivos como a isenção do ICMS para pescados de cativeiro e políticas públicas, como o Trilha da Pesca e Aquicultura. Nos últimos três anos, a produção de tilápia cresceu, especialmente após a liberação do cultivo dessa espécie em tanques-redes nos reservatórios federais, conforme a Resolução 88/2018 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA).
Cartilha está disponível em versão online e física totalmente gratuita
(Foto: Kenar Lima/Governo do Tocantins/Sepea)
|
Com a criação de animais, surgem desafios sanitários. A cartilha destaca o vírus ISKNV, que afeta a tilápia e pode causar prejuízos econômicos. O material foi elaborado para que os produtores conheçam os principais desafios da cadeia produtiva e aprendam a prevenir doenças, seguindo protocolos adequados para uma piscicultura duradoura e sustentável no Tocantins.
Thiago Tardivo, diretor de Desenvolvimento da Aquicultura da Sepea, ressaltou a importância da cartilha, já que a tilápia é a espécie mais suscetível a doenças bacterianas e virais em sistemas intensivos.
- Esse material é fundamental para promover boas práticas de cultivo, especialmente em sistemas intensivos, onde diversas enfermidades podem surgir. Trazer informações aos produtores, em parceria com a Sepea e a Adapec, é crucial para garantir uma produção sustentável - afirmou.
O material com todas as orientações está disponível para download gratuito no site da Secretaria. Além disso, a cartilha física pode ser obtida na sede da Sepea, localizada na Arso 42 (Antiga 405 Sul), CJ HM 6, Avenida LO 09, na pista do antigo aeroporto.
Clique aqui para fazer o download da cartilha.
#Tilápia #Piscicultura #Tocantins #Sepea #Adapec #Agronegócio #CultivoSustentável #BoasPráticas #ISKNV
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|