Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
PIAUÍ: Balança comercial registra superávit de r$ 410,8 milhões em março
Data de Publicação: 7 de abril de 2025 16:01:00 Exportações do estado somaram US$ 91,5 milhões, com a soja liderando as vendas no mês passado. Municípios que mais contribuíram para as exportações foram Uruçuí, Bom Jesus, Campo Maior, Baixa Grande do Ribeiro e Parnaíba, no Cerrado piauiense.
Da redação
A balança comercial do Piauí registrou, em março deste ano, um crescimento de 52,8%, com um aumento de 48,3 milhões de dólares em relação ao mês anterior. No total, as exportações foram de 91,5 milhões de dólares, equivalente a 542,7 milhões de reais. As importações somaram 22,2 milhões de dólares, ou 131,94 milhões de reais. Com isso, o superávit de março, que é a diferença entre exportações e importações, atingiu 69,2 milhões de dólares, ou 410,8 milhões de reais, representando 75,6% das mercadorias negociadas. Esses dados foram divulgados na última sexta-feira, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
![]() |
A cultura de grãos no Cerrado é que mais contribuiu
com as exportações do Estado (Foto: Governo do Piauí)
|
Comparando com março do ano passado, as importações caíram 15,7%, passando de 26,4 milhões de dólares em 2024 para os atuais 22,2 milhões. Em relação ao mesmo mês do ano passado, as exportações aumentaram 53,2%, totalizando 48,7 milhões de dólares a mais do que os 42,8 milhões registrados em março de 2024.
No acumulado do ano, de janeiro a março, as exportações foram de 156,5 milhões de dólares, o que representa um crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado, com um incremento de 10,8 milhões de dólares.
Principais produtos exportados
Os produtos que se destacaram nas exportações foram a soja, com 46% do total (42,1 milhões de dólares), seguida pelo milho com 12% (10,9 milhões de dólares), algodão bruto com 11% (10,7 milhões de dólares), minério de ferro com 8,6% (7,8 milhões de dólares) e outras gorduras e óleos vegetais e animais, que somaram 8,1% (7,4 milhões de dólares).
Os municípios que mais contribuíram para as exportações foram Uruçuí, Bom Jesus, Campo Maior, Baixa Grande do Ribeiro e Parnaíba. As principais origens das importações foram a China (50%), EUA (9,8%), Irã (8,7%), Espanha (5,7%), Itália (4,4%), Polônia (3%) e Portugal (2,8%).
Deusval Lacerda, superintendente do Desenvolvimento Econômico, ressaltou o compromisso do Governo do Estado em fortalecer as cadeias produtivas.
- Nosso objetivo é criar um ambiente favorável aos negócios, com políticas voltadas para a competitividade das cadeias produtivas, geração de empregos e desenvolvimento sustentável. Continuaremos a trabalhar para expandir a presença do Piauí nos mercados nacional e internacional - afirmou o gestor.
Balança Comercial, Piauí, Superávit, Exportações, Soja, Economia

COMÉRCIO EXTERIOR: Brasil avança com a aprovação do PL da Reciprocidade, diz CNA
Medida visa proteger as exportações nacionais frente a barreiras comerciais impostas por outros países. Saiba Mais +
TARIFAÇO AMERICANO: CNA avalia impactos e reitera necessidade de negociação
Em nota técnica, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária analisa as possíveis consequências das tarifas anunciadas pelos EUA e defende a bus Saiba Mais + 09.33.02_89575fb6.jpg?=2703526-3)
A FORÇA DO CAMPO - Agronegócio brasileiro atinge novo recorde de emprego em 2024
Com 28,2 milhões de trabalhadores, setor representa 26,02% das ocupações no país, destacando crescimento de salários e inclusão de profissionais quali Saiba Mais +
MERCADO EXTERNO - Bahia avança na exportação de lima ácida tahiti para o Chile
A conquista resulta de uma parceria entre Adab e Mapa, destacando a competitividade do setor citrícola baiano. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|