Português (Brasil)

AGROTINS 2025: Potencial do Projeto de Irrigação Manuel Alves, no sudeste do Tocantins, é mostrado no evento

AGROTINS 2025: Potencial do Projeto de Irrigação Manuel Alves, no sudeste do Tocantins, é mostrado no evento

Data de Publicação: 16 de maio de 2025 13:47:00 O Projeto de Irrigação Manuel Alves é um dos maiores produtores de coco e abacaxi da região Norte do Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Na Agrotins 25 anos, a Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento
Regional apresenta projetos públicos de irrigação, com destaque para o
Projeto Manuel Alves, em Dianópolis (Foto: Divulgação/Secihd)

Da redação

Na 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd), está apresentando no estande da feira os projetos de irrigação do Estado, com ênfase no Projeto de Irrigação Manuel Alves, localizado em Dianópolis/TO, na região sudeste.

Este projeto é um dos maiores e mais bem-sucedidos polos de produção de frutas do Tocantins, convertendo água em desenvolvimento. Contando com 3.792 hectares irrigados pelas águas da barragem do Rio Manuel Alves, o projeto é dividido em 213 lotes que reúnem pequenos irrigantes qualificados e empresários rurais.

A produção abrange o cultivo de diversas frutas, como banana, coco, manga, abacaxi, maracujá, abóbora e melancia, gerando mais de R$ 30 milhões por ano. São 14 toneladas de frutas distribuídas no mercado interno e em estados vizinhos, incluindo Bahia, Goiás, Pará, Mato Grosso e o Distrito Federal, com planos de exportação para países da Europa em breve.

As frutas produzidas no Manuel Alves chamam atenção dos
visitantes da Agrotins 25 anos pela qualidade (Foto: Divulgação/Secihd)

Para fomentar a economia sustentável, o Governo do Estado investe na instalação de uma usina fotovoltaica, que irá abastecer os sistemas de bombeamento responsáveis pela irrigação.

- Com a instalação em fase final e inauguração prevista para este semestre, a usina terá capacidade de gerar 1,211 megawatts, garantindo redução nos custos de energia, maior segurança e respeito ao meio ambiente - afirmou Ubiratan Carvalho, gestor da Secihd.

Agrotins 25 anos

Celebrando 25 anos de progresso e oportunidades, a Agrotins se consolidou como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil, oferecendo uma programação recheada de oficinas, workshops, debates, exposições e atendimentos diretos. A feira prossegue até este sábado, 17, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas.

Agrotins, Projeto de Irrigação Manuel Alves, Tocantins, desenvolvimento sustentável, fruticultura, energia fotovoltaica.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário