Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
PESCADOS | Ministro André de Paula Participa do II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar
Data de Publicação: 23 de maio de 2025 14:37:00 Em evento no Palácio do Itamaraty, o ministro da Pesca e Aquicultura destacou iniciativas brasileiras em aquicultura e a importância da cooperação com países africanos para enfrentar a fome e promover o desenvolvimento sustentável.
Da redação
Nesta quinta-feira, 22, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, participou da etapa final do II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, que ocorreu no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O evento contou com a presença de representantes de mais de 40 países africanos, além de organismos internacionais, bancos multilaterais, instituições de pesquisa e organizações do setor privado.
O ministro integrou o painel “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para os sistemas agroalimentares terrestres e aquáticos”, onde enfatizou a importância do intercâmbio de conhecimentos entre o Brasil e o continente africano para encontrar soluções sustentáveis contra a fome e a insegurança alimentar.
André de Paula também destacou a evolução da produção aquícola brasileira nos últimos anos.
- Em 2013, nossa produção estava concentrada no litoral, e agora, em 2023, ela se expandiu para o interior. Essa mudança reduz o impacto ambiental, já que a produção em estuários e mangues normalmente gera efeitos negativos - explicou.
![]() |
André de Paula integrou o painel “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para
os sistemas agroalimentares terrestres e aquáticos" (Foto: Ascom/MPA)
|
Além disso, o ministro ressaltou o pescado como uma opção sustentável de proteína, que emite menos gases de efeito estufa.
- O peixe é uma proteína recomendada para a saúde e contribui menos para o aquecimento global - afirmou.
Nos dias 20 e 21 de maio, os participantes do evento realizaram visitas técnicas a campos estratégicos em Brasília e em Petrolina (PE). Na cidade pernambucana, a comitiva conheceu o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Esse centro é parte de um projeto em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, focado na reestruturação das instalações, monitoramento ambiental, incremento da produção, fomento à piscicultura familiar e repovoamento de ambientes aquáticos no estado.
Diálogo Brasil-África, segurança alimentar, aquicultura, ministro da Pesca, desenvolvimento sustentável

TOCANTINS | Governo anuncia avanços na pesca e aquicultura no estado
O Governo do Tocantins, por meio da Sepea, apresenta novos projetos para fortalecer os setores pesqueiro e aquícola durante a Agrotins 25 anos. Saiba Mais +
AQUATIC BLUE FOOD: Brasil adere à Coalizão em encontro com a FAO na Seafood Expo Global 2025
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, reafirma o compromisso brasileiro com a pesca sustentável e a segurança alimentar em evento interna Saiba Mais +
CULTIVO DE PEIXES: Ministério da Pesca e Aquicultura recebe da União mais uma área aquícola no Tocantins
A área de 1 milhão de metros quadrados para produtores locais visa transformar a pesca artesanal em aquicultura, promovendo emprego e recuperação eco Saiba Mais +
AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|