Português (Brasil)

MECANIZAÇÃO: Entrega de tratores impulsiona agricultura familiar no Tocantins

MECANIZAÇÃO: Entrega de tratores impulsiona agricultura familiar no Tocantins

Data de Publicação: 19 de maio de 2025 14:11:00 Codevasf investe R$ 11 milhões em 87 tratores para fomentar o desenvolvimento rural em 74 municípios.

Compartilhe este conteúdo:

Da redação

Nesta sexta-feira, 16, a Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu a entrega de 87 tratores a 12 associações, prefeituras e um sindicato rural, abrangendo 74 municípios de Tocantins. O evento ocorreu na sede da 10ª Superintendência Regional, em Palmas, e contou com um investimento de aproximadamente R$ 11 milhões, oriundos do Orçamento Geral da União, por meio de emenda da bancada federal.

César Felix Fragoso, superintendente regional da Codevasf no Tocantins, ressaltou a importância da entrega para o aumento da renda e dos investimentos na região:

- O principal objetivo é impulsionar a agricultura familiar nos municípios, permitindo que eles produzam seu próprio alimento e melhorem a renda familiar.

O prefeito de Wanderlândia, Djalma Júnior, destacou a relevância dos tratores para a região ao informar que o município recebeu dois veículos, um destinado aos Assentamentos de Costa Rica e Peristrela e outro à Associação Rio Corda.

Os 87 tratores contemplam 12 associações, prefeituras
e um sindicato rural de 74 municípios em Tocantins (Foto: Codevasf)

- Esses equipamentos são fundamentais para estimular a agricultura familiar e oferecer suporte aos pequenos produtores que não têm acesso a um trator ou recursos para aluguel. Eles transformarão nossa produção agrícola, auxiliando na gradagem de pastos e no cultivo - afirmou.

O cacique da aldeia Cachoeirinha, do território Xerente, expressou alegria pela participação no evento, enfatizando que a política pública se faz presente nos territórios.

- Esse trator potencializará a agricultura familiar indígena e representa um passo significativo para o desenvolvimento econômico e social do povo xerente - concluiu.

Os representantes das associações beneficiadas também valorizaram a iniciativa. Abel Maurício, presidente da Associação Serra da Lopa, comentou sobre o impacto positivo nos pequenos proprietários.

- Com esse trator, eles poderão gradear suas terras, algo que muitos não conseguiam fazer antes. Vamos focar na preparação do solo, no plantio, na colheita e na armazenagem — garantindo que a comida chegue à mesa dos brasileiros - explicou.

Ana Shelley Barboza, presidente da Associação Xerente, também celebrou a conquista do trator.

- Sonhamos durante anos com essa aquisição, que ajudará a comunidade a gerar uma renda extra e potencializar as ações da associação - afirmou.

Agricultura familiar, Codevasf, tratores, Tocantins, desenvolvimento rural, investimento.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário