Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
AQUATIC BLUE FOOD: Brasil adere à Coalizão em encontro com a FAO na Seafood Expo Global 2025
Data de Publicação: 20 de maio de 2025 10:25:00 O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, reafirma o compromisso brasileiro com a pesca sustentável e a segurança alimentar em evento internacional.
![]() |
André de Paula com o diretor da Divisão de Pesca e
Aquicultura, Dr. Manuel Barange (Foto: Ascom/MPA)
|
Da redação
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, reuniu-se com o diretor-geral Adjunto da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e diretor da Divisão de Pesca e Aquicultura, Dr. Manuel Barange, no último dia 8 de maio, no Pavilhão do Brasil da Seafood Expo Global 2025, em Barcelona.
Na ocasião, o ministro André de Paula anunciou a decisão do Brasil de aderir oficialmente à Coalizão Aquatic Blue Food durante a 3ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC3), marcada para junho, em Nice, na França. Durante o encontro, o ministro expressou o reconhecimento do governo brasileiro pelo trabalho da FAO na promoção dos sistemas alimentares aquáticos e destacou a prioridade atribuída à pesca e à aquicultura pelo Brasil. Ele lembrou que, sob a presidência brasileira, os temas da pesca e da aquicultura ganharam centralidade nas agendas agrícolas do G20 (2024) e do BRICS (2025), com apoio da FAO.
- O Brasil e a Islândia foram convidados a co-presidir um dos principais eventos da UNOC3 sobre pesca. Nos sentimos muito honrados. Em Nice, convidaremos os nossos parceiros da coalizão para participar da COP30, em Belém. Queremos trabalhar com eles em projetos internacionais que beneficiem os nossos aquicultores e pescadores - afirmou o ministro.
O encontro reforçou o alinhamento entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e a FAO em torno da promoção de uma pesca e aquicultura sustentáveis, capazes de contribuir para a segurança alimentar, a conservação da biodiversidade e a adaptação às mudanças do clima. Também foi destacada a importância da COP30 como uma oportunidade estratégica para posicionar os sistemas alimentares aquáticos no centro do debate climático global.
Sobre a Coalizão Aquatic Blue Food
A Coalizão Aquatic Blue Food foi criada após a Cúpula das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares (UNFSS), em 2021, e lançada oficialmente na Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC), em 2022. A iniciativa reúne governos, organizações intergovernamentais, instituições acadêmicas, sociedade civil e setor produtivo, com o objetivo de integrar plenamente a diversidade e o potencial dos alimentos aquáticos em soluções equitativas para a segurança alimentar e nutricional, a resiliência climática e a conservação da biodiversidade.
Com a adesão à Coalizão, o Brasil fortalece sua atuação internacional em favor de sistemas alimentares mais sustentáveis, inclusivos e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Brasil, pesca, aquicultura, FAO, Coalizão Aquatic Blue Food, segurança alimentar, conferência, sustentabilidade, G20, BRICS

PESCADOS | Ministro André de Paula Participa do II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar
Em evento no Palácio do Itamaraty, o ministro da Pesca e Aquicultura destacou iniciativas brasileiras em aquicultura e a importância da cooperação com Saiba Mais +
TOCANTINS | Governo anuncia avanços na pesca e aquicultura no estado
O Governo do Tocantins, por meio da Sepea, apresenta novos projetos para fortalecer os setores pesqueiro e aquícola durante a Agrotins 25 anos. Saiba Mais +
CULTIVO DE PEIXES: Ministério da Pesca e Aquicultura recebe da União mais uma área aquícola no Tocantins
A área de 1 milhão de metros quadrados para produtores locais visa transformar a pesca artesanal em aquicultura, promovendo emprego e recuperação eco Saiba Mais +
AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|