Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
TOCANTINS | Governo anuncia avanços na pesca e aquicultura no estado
Data de Publicação: 23 de maio de 2025 14:15:00 O Governo do Tocantins, por meio da Sepea, apresenta novos projetos para fortalecer os setores pesqueiro e aquícola durante a Agrotins 25 anos.
Da redação
A Secretaria da Pesca e Aquicultura do Tocantins (Sepea), afirma estar avançando de forma significativa no fortalecimento dos setores pesqueiro e aquícola, consolidando uma agenda estratégica para o desenvolvimento sustentável do Estado durante a Agrotins 25 anos, que terminou no sábado passado.
Em reunião com o governador Wanderlei Barbosa, estiveram presentes o secretário Rodrigo Ayres; o secretário executivo Jefferson Zêra; o diretor de desenvolvimento da Aquicultura, Thiago Tardivo, e o diretor de desenvolvimento da Pesca, Dyego Reis. Juntos, apresentaram iniciativas que serão analisadas para futura execução.
![]() |
Governador Wanderlei Barbosa se reuniu com Rodrigo Ayres, Jefferson
Zêra e Thiago Tardivo ( Foto: Kenar Lima/Governo do Tocantins)
|
O principal destaque da reunião foi o Projeto de Lei que estabelece a Política Estadual da Pesca e Aquicultura, estruturada em três eixos: pesca artesanal, aquicultura e pesca esportiva. O objetivo é integrar essas áreas em uma rede comunitária, organizando, regulamentando e modernizando as atividades com foco na responsabilidade socioambiental, proteção de recursos hídricos e no desenvolvimento da cadeia produtiva. Isso visa impulsionar o progresso socioeconômico das comunidades tocantinenses. O Projeto de Lei foi assinado pelo governador e enviado à Casa Civil.
- Estamos dando um passo definitivo para estruturar e valorizar a pesca e aquicultura no Estado - afirmou o secretário Rodrigo Ayres.
Outro tema central da reunião foi a criação da Liga Estadual de Pesca Esportiva, que busca promover a prática esportiva e a profissionalização do setor, consolidando o Tocantins como um referência nacional. O Circuito Estadual será realizado por meio de parcerias público-privadas, fomentando torneios em diversas regiões do Estado com ênfase em padrões éticos e sustentáveis. O projeto contará com a colaboração entre a Sepea e a Secretaria dos Esportes e Juventude, reforçando o desenvolvimento regional e a valorização das potencialidades naturais do Tocantins. O Secretário Executivo Jefferson Zêra destacou que “o Tocantins será um polo de atração da pesca turística e esportiva”.
Frigorífico de pescado
Durante a reunião, também foi apresentado o projeto para a construção de um frigorífico de pescado, viabilizado com recursos da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM). Sua instalação foi autorizada para o Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha e está condicionada às aprovações ambientais. A localização estratégica do frigorífico recebeu apoio da Colônia de Pescadores Z-10 de Palmas, que ressaltou os benefícios logísticos e o potencial de valorização da produção regional. O governador Wanderlei Barbosa enfatizou que “o frigorífico vai fortalecer a cadeia produtiva e criar oportunidades para os produtores”.
A elaboração do projeto contou com uma equipe técnica liderada pelo secretário Rodrigo Ayres, com a participação do secretário executivo Jefferson Zêra, do diretor de desenvolvimento da Pesca, Dyego Reis, e da Aquicultura, Thiago Tardivo, além de outros profissionais técnicos.
Tocantins, pesca, aquicultura, desenvolvimento sustentável, Agrotins

PESCADOS | Ministro André de Paula Participa do II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar
Em evento no Palácio do Itamaraty, o ministro da Pesca e Aquicultura destacou iniciativas brasileiras em aquicultura e a importância da cooperação com Saiba Mais +
AQUATIC BLUE FOOD: Brasil adere à Coalizão em encontro com a FAO na Seafood Expo Global 2025
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, reafirma o compromisso brasileiro com a pesca sustentável e a segurança alimentar em evento interna Saiba Mais +
CULTIVO DE PEIXES: Ministério da Pesca e Aquicultura recebe da União mais uma área aquícola no Tocantins
A área de 1 milhão de metros quadrados para produtores locais visa transformar a pesca artesanal em aquicultura, promovendo emprego e recuperação eco Saiba Mais +
AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|