Português (Brasil)

ENTREVISTA – “O INOVAMEAT chega no cenário nacional como um evento disseminador de tecnologias e preceitos inovadores”, diz Diogo Bonaldo

ENTREVISTA – “O INOVAMEAT chega no cenário nacional como um evento disseminador de tecnologias e preceitos inovadores”, diz Diogo Bonaldo

Data de Publicação: 15 de março de 2023 14:46:00 O INOVAMEET TOLEDO 2023 é uma feira inovadora voltada para a difusão e negócios de tecnologias para as cadeias produtivas da avicultura, suinocultura, leite e piscicultura. Acontece entre os dias 11 e 13 de abril próximos na cidade de Toledo, no Paraná #inovameet toledo #evento #feira #toledo #diego bonaldo #proteína animal #avicultura #piscicultura #laticínios #suinocultura

Compartilhe este conteúdo:

 

Por Antônio Oliveira

 

Em entrevista exclusiva ao COFARMNEWS, Diogo Bonaldo, secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico do município de Toledo (PR) e um dos coordenadores do INOVAMEET 2023, fala sobre o atual momento dos agronegócios da proteína animal no Paraná e no Brasil. “O Brasil a cada dia se torna o celeiro do mundo. A produção cresce ano a ano e aproveita para expandir o seu espaço no mercado consumidor internacional”, diz ele.

O executivo assegura que o evento deste ano, “a partir de grandes nomes do agronegócio, traz apresentações sobre esse cenário que estamos diante e proporciona aos participantes uma possibilidade de visualizar e se preparar para esses desafios que estão sendo propostos.”

O INOVAMEET TOLEDO 2023 é uma feira inovadora voltada para a difusão e negócios de tecnologias para as cadeias produtivas da avicultura, suinocultura, leite e piscicultura.

Segue a íntegra da entrevista.

Diogo Bonaldo, um dos coordenadores do INOVAMEET TOLEDO 2023 (Foto: Mariana Matsuo)

Centro-Oeste Farm News (COFARMNEWS)Secretário, muito prazer em tê-lo como nosso entrevistado. Na sua visão, como o senhor classifica o atual momento da proteína animal no Brasil?

Diogo Bonaldo - O Brasil a cada dia se torna o celeiro do mundo. A produção cresce ano a ano e aproveita para expandir o seu espaço no mercado consumidor internacional. A cadeia de suinocultura vem se recuperando da crise que a impactou nos últimos anos, já a avicultura que a cada ano está crescendo muito, passa por um momento de atenção sanitária com a influenza H5N1 que pode impactar a produção. O cenário da piscicultura é muito bom, com o crescimento acelerado da sua produção, especialmente da tilápia.

COFARMNEWSE no Paraná?

Diogo Bonaldo  - O Paraná é o maior produtor de peixes e de frango e o segundo maior produtor de leite e suínos do país. O Estado tem projetos de expansão de plantas frigoríficas que vão elevar ainda mais sua produção, o reconhecimento como área livre de febre aftosa sem vacinação e zona livre de peste suína clássica independente, deve transformar significativamente o patamar de produção da pecuária paranaense, tornando-o ainda mais competitivo no mercado internacional, gerando novos empregos e mais renda.

COFARMNEWSQue reflexos estes dois panoramas podem ter no INOVAMEAT deste ano?

Diogo Bonaldo  - O INOVAMEAT chega nesse cenário como um evento para disseminar a tecnologia e preceitos inovadores para que possamos atingir essas expectativas de crescimento que devemos atingir. A produção deverá aumentar, pois como foi dito, o Brasil e especialmente o Paraná, deverá ser o produtor de alimentos para o mundo. Assim, esse resultado ocorrerá, a questão que estamos diante é o caminho até lá. Temos alguns gargalos como consumo e qualidade de água, reaproveitamento de dejetos, sanidade e bem estar animal, conectividade, sucessão familiar.

COFARMNEWS - E qual é a importância deste evento para o desenvolvimento destas cadeias produtivas no Paraná e,  via de regra, no  Brasil?

Diogo Bonaldo  - O INOVAMEAT, a partir de grandes nomes do agronegócio, traz apresentações sobre esse cenário que estamos diante e proporciona aos participantes uma possibilidade de visualizar e se preparar para esses desafios que estão sendo propostos.

Os mais diversos produtos e serviços para as cadeias produtivas do suíno, leite,
aves e peixes de cultivo estarão expostas no evento (Foto de 2022: Divulgação)

 

COFARMNEWSEstamos diante de novo governo federal e de um governador que se reelegeu, no caso do Paraná. O que estes setores de produção de proteína animal podem esperar destas duas novas realidades políticas?

Diogo Bonaldo  - O agronegócio brasileiro vem batendo recordes de produção e contribuindo para o equilíbrio das contas governamentais no Brasil. O novo governo federal sabe disso. Assim, espera-se que as políticas de desenvolvimento e apoio ao agronegócio continuem, bem como a abertura de novos mercados. O governo estadual deve manter sua política de apoio ao agro, visto que ele mesmo já apresenta o Paraná como o celeiro do Brasil.

COFARMNEWSE o que os atores destas cadeias tem a propor e a oferecer como meios de contribuir com a elaboração de novas políticas públicas para estes setores fundamentais nos agronegócios paranaenses e brasileiros?

Diogo Bonaldo  - Acredito que nosso agronegócio brasileiro e o paranaense a cada dia mais vai expor sua face sustentável. Não há outro setor no Brasil que possui práticas tão sustentáveis como o agronegócio. São práticas comuns aos produtores rurais a conservação de solo, a preservação do meio ambiente, recuperação de nascentes, rotação de culturas, etc. As cadeias de produção de proteína animal a cada dia têm investido mais em propostas de reaproveitamento de dejetos de suínos e aves. Recentemente, em Toledo/PR, foi lançado o Programa Oeste Sustentável, uma ação regionalizada com o apoio dos entes governamentais, cooperativas, produtores e a agência de desenvolvimento alemã, para pesquisa e desenvolvimento de novas soluções para o aproveitamento de dejetos suínos para a geração de energia elétrica, produção de hidrogênio verde e de fertilizantes.

COFARMNEWSEm termos de apresentação de novas tecnologias, o que os visitantes do INOVAMEAT podem esperar do evento?

Diogo Bonaldo  - Os participantes vão ver um evento com apresentações de startups com os Programas do MAPA Conecta e INOVAMEAT Conecta onde serão avaliados projetos inovadores que impactam na produção. Também haverá uma rodada de negócios com projetos que estão nas prateleiras da Embrapa, das universidades e outras instituições de pesquisa que podem ser licenciadas e lançadas ao mercado por investidores. Além disso, terá palestras apresentando soluções e ações que já estão sendo aplicadas no manejo agropecuário que reduzem e melhoram a gestão das propriedades rurais.

Inúmeras palestras vão enriquecer os conhecimentos dos visitantes
(Foto de 2022: Divulgação)
 

COFARMNEWSE para a modernização do parque agroindustrial de proteínas animal?

Diogo Bonaldo  -Serão apresentados projetos e tecnologias que são aplicadas no manejo, no transporte e na indústria com o objetivo de reduzir custos e aumentar produção.

COFARMNEWSCada vez mais o peixe de cultivo vem ganhando espaço no mercado e nas feiras até então voltadas apenas para a pecuária, agricultura, suínos, aves e lácteos. Qual é a aposta que o INOVAMEAT faz na aquicultura, mais especificamente na piscicultura?

Diogo Bonaldo - O Paraná é o maior produtor de peixes de cultivo do Brasil, representando 34% da produção nacional. A cada dia o mercado nacional e internacional vem aumentando o consumo da tilápia e, como em outras cadeias, o Paraná sai na frente em razão da sua organização associativista e cooperativista. Com o modelo de integração na produção rural sendo expandida à piscicultura, grandes cooperativas estão investindo cada vez mais forte na atividade. Além disso, o Paraná pode expandir ainda mais sua produção de peixes, especialmente a tilápia com a abertura para a produção no lago de Itaipu, que permitiria quase a duplicação da capacidade de produção (nacional). No INOVAMEAT serão apresentados temas relevantes para essa produção, como qualidade de água, controles e monitoramentos de produção, manejo de produção e acesso a mercado.

COFARMNEWS  - O senhor gostaria de acrescentar mais alguma informações? Fique a vontade.

Diogo Bonaldo  - O INOVAMEAT começa dia 11 e vai até dia 13 de abril com grandes nomes do agronegócio brasileiro e deixo o convite a todos para participar e conhecer a região Oeste do Paraná, especialmente Toledo.

 

 

O COFARMNEWS e a CERRADO
EDITORA são apoiadoras de mídia
do INOVAMEET TOLEDO 2023.

 

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário