Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
MULHERES DA AQUICULTURA – “Digo com muito orgulho que sou produtora de tilápia. Produzimos alimento”, diz Josiani Demori Raposo
Data de Publicação: 13 de abril de 2023 10:39:00 Josiani Demori é Pedagoga de formação. Está na piscicultura desde 2007, quando sua família, liderada por seu esposo, Junior Raposo, topou o desafio de montar um projeto de piscicultura em tanques-rede nas águas do rio Paraná, em Panorama (SP). Nesta entrevista, que tem a participação do jornalista Tejon, ela fala deste empreendimento, de sua função no projeto e no setor e da força das Mulheres da Aquicultura #mulheres da aquicultura #liderança das mulheres #josiani raposo #josiani demori
Por Antônio Oliveira
Josiani Demore Raposo, do Grupo Peixe Bom, de Panorama (SP), é a mais nova entrevistada desta série, sucedendo Juliana Lopes, do MPA, que, conforme estratégia da série, foi indicada pela última entrevistada (clique aqui para ler a entrevista da Juliana). “A Josi é uma mulher forte e guerreira, administradora da piscicultura Peixe Bom. Mãe e esposa. Com um sorriso no rosto e um poder de comunicação inigualável a Josi vai longe e chega onde quer. Tenho uma grande admiração por ela e creio que ela vai se destacar ainda mais na produção nacional de peixes.”, diz Juliana sobre sua colega em um grupo de mais de 300 mulheres da Aquicultura.
Realmente, nesta entrevista que contou com a participação do jornalista, escritor, professor e palestrante José Luiz Tejon, ela, ao falar de sua carreira empreendedora, sobre o seu projeto de piscicultura e das mulheres que cada vez mais ganham espaço nos negócios, mostra toda a força, otimismo e realização que saem da essência feminina, provando mais uma vez que a mulher não tem nada de sexo frágil.
Segue a entrevista.
Centro-Oeste Farm News (COFARMNEWS)- Josiani, obrigado por aceitar o nosso convite, com indicação de outro grande nome entre as mulheres da aquicultura, a Juliana Lopes, do MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura).
Josiani – Estou muito empolgada e extremamente lisonjeada pelo convite de vocês e por todo o carinho na indicação da minha amiga e colega de trabalho, Juliana Lopes.
COFARMNEWS - Gostaria que falasse sobre sua carreira profissional e empresarial.
Josiani Demori Raposo – Minha vida como piscicultora se funde a história do Grupo Peixe Bom. Sou “Apeixonada” pelo que faço todos os dias e quando eu digo todos os dias, não é uma forma de expressão. A dedicação é diária e constante, mas quando se faz com amor, todo esforço é válido. Sou professora de Educação Infantil, uma área completamente diferente da que atuo hoje em dia, mas a vida tem seus mistérios e suas surpresas. Aqui estou eu, uma mulher do interior do estado de São Paulo – Panorama- tendo meu trabalho de 16 anos reconhecido por veículos de tamanha relevância.
Josiani Demori Raposo, mulher da aquicultura (Foto: De album pessoal)
|
COFARMNEWS - Como chegou à piscicultura?
Josiani – Em 2007 fui convidada, juntamente com meu esposo Junior, para iniciarmos esse que se tornaria o maior projeto de nossas vidas profissionais. Os irmãos Jurandi e Rubens com toda sua experiência empresarial viram em nós a capacidade de implantar a primeira unidade do Grupo Peixe Bom em águas correntes no leito original do Rio Paraná, atualmente UHE Engenheiro Sergio Motta. Na época não tínhamos ideia dos desafios que estavam por vir, os primeiros tanques redes chegaram juntamente com outros equipamentos. E lá fui eu costurar e montar esses primeiros 10 tanques, jamais me esquecerei a sensação de quando chegaram os primeiros juvenis de tilápia, foi ali que eu entendi que eu podia mais, que eu tinha tudo que era preciso naquele momento para ser produtora de peixe e gerente de piscicultura, a minha força de vontade em aprender todos os dias algo totalmente novo para mim, foi e é o que me motiva diariamente.
COFARMNEWS - A atividade te realiza?
Josiani – E muito!!!! Digo com muito orgulho que sou produtora de tilápia, produzimos alimento. Num mundo onde milhões padecem de fome, poder dizer essa frase e desempenhar esse trabalho com todas as suas dificuldades é muito gratificante para mim. Sou privilegiada em poder trabalhar junto da natureza, no nosso paraíso de águas doces e correntes. Costumo dizer que vamos colocar Panorama no mapa do mundo, pois uma cidadezinha tão pequena quase desconhecida, hoje produz peixe para vários clientes espalhados pelo Brasil.
COFARMNEWS - A aquicultura, especialmente a piscicultura, ainda tem o predomínio dos homens. Como você se impôs e se impõe nesta realidade?
Josiani – Tenho a sorte de ter como parceiros de trabalho/sócios que nunca, e é nunca mesmo, me diminuíram pelo fato de eu ser mulher. Não tenho dúvidas de que a minha postura e atitudes contribuem para isso a cada dia. Mas eles acreditaram em mim, me lembro que na formação da nossa primeira equipe eu tive alguns problemas com colaboradores que não “aceitavam” o fato de eu ter um cargo de chefia perante 15 ou 20 colaboradores homens. Mas eu nunca deixei que isso tirasse de mim o espaço que havia conquistado pelos meus méritos. Tanto que hoje temos mais de 60 colaboradores na maioria homens e esses problemas já não se repetem. Ano passado eu participei de um painel sobre o papel das Mulheres na Aquicultura Brasileira e os comentários daquelas que assistiram me deixaram muito feliz, fiz uma abordagem sobre o preconceito ou julgamentos que nós mulheres podemos sofrer pelo simples fato de as vezes nos vestirmos de forma feminina, usar um salto fino, nos maquiar, essas simples ações podem trazer junto delas uma diminuição da nossa capacidade profissional que eu abomino e repudio. Temos o direito adquirido de nos apresentar da forma que quisermos, e isso jamais pode ser visto de uma maneira que minimize nossas capacidades e qualificações.
"O caminho é longo, estamos atrás de gigantes. Mas eu sou brasileira e acredito demais na força e capacidade do meu país" (Foto: Album pessoal) |
COFARMNEWS - Cada vez mais as mulheres ganham espaço nos agronegócios de agricultura e pecuária – porteira adentro e porteira afora – e na agroindústria destes setores. Você acha que isto esteja acontecendo também na piscicultura?
Josiani –Sim! Vejo um crescimento exponencial no número de profissionais ingressando no setor de piscicultura. Posso afirmar que quando eu iniciei haviam poucas mulheres, principalmente em cargos de liderança. Não posso deixar de mencionar o grupo de Mulheres da Aquicultura BR o qual eu participo com muito orgulho, que faz um trabalho incrível de divulgação, informação, troca de experiência, com mulheres de todo Brasil e fora dele. São Doutoras, Veterinária, Professoras, Técnicas, Engenheiras, Biólogas, Oceanógrafas etc e/ou Piscicultoras assim como eu, que diariamente dividem seus conhecimentos e isso está dando início a um movimento que na minha opinião vai ser um divisor de águas no setor Aquícola, o poder que nós mulheres temos juntas é imenso! São trajetórias inspiradoras para as iniciantes, as que tem dúvida pela especialização a seguir ou ainda as que não são mães e têm medo de como vão lidar com o trabalho x maternidade, é lindo de ver como nos ajudamos! Espero que esse movimento cresça cada vez mais de forma relevante, agregando cada vez mais mulheres competentíssimas ao setor.
COFARMNEWS - Como a sua piscicultura teve início e o que ela significa, hoje, no contexto nacional da piscicultura brasileira?
Josiani – Em 2007 iniciamos nosso pequeno projeto. Na época, porém, já nasceu arrojado e peculiar, pois se trata de uma área localizada no leito original do Rio Paraná. Isso nos dava uma renovação de águas incrível e junto dela todos os desafios que esse pioneirismo causaria. Muitos foram os desafios com intempéries e pela falta de equipamentos adequados para lidar com as fortes chuvas e correntezas absurdas que tivemos. Posso dizer que mudamos completamente nosso manejo com equipamentos desenvolvidos 100% pela nossa equipe. Sem essas adequações extremamente necessárias não seria possível chegar tão longe. Hoje somos conhecidos pelo modo como trabalhamos e pela nossa alta capacidade de produção. Temos atualmente 6 unidades produtivas no Grupo Peixe Bom e isso nos coloca entre os maiores produtores de tilápia do país com uma marca forte e consolidada, sinônimo de compromisso com meio ambiente e qualidade nos seus produtos.
COFARMNEWS As próximas três perguntas vêm, a nosso convite, do jornalista, professor e palestrante, José Luiz Tejon. Geralmente o que ele pergunta é esperando que as respostas embasem seus conhecimentos e análise sobre o setor.
Tejon A senhora espera dobrar de tamanho seu projeto de piscicultura?
Josiani - Tejon conhece Panorama, (risos) eu já lhe fiz essa pergunta anteriormente, que satisfação essa nova interação contigo. Espero e vou! Já temos novas áreas outorgadas e projetos de ampliação em andamento. Acredito muito no potencial do setor e sinto que há muito espaço para o crescimento.
Tejon A sua piscicultura está investindo em projeto próprio de bioenergia?
Josiani - Esse tema é uma de nossas prioridades no momento, estamos buscando as melhores soluções e empresas capacitadas para execução do projeto, já fizemos alguns contatos, pois temos a preservação do meio ambiente como a base do nosso negócio.
Tejon Como vende sua produção: via cooperativa ou clientes diretos?
Josiani - Diretamente com nossos clientes/parceiros. Atualmente temos também um ponto de distribuição no Ceagesp e uma parte da produção vai para frigoríficos na nossa região.
COFARMNEWS Acredita que a piscicultura brasileira está no caminho certo para tornar o Brasil, no mínimo em 2º maior produtor de pescado de cultivo?
Josiani - O caminho é longo, estamos atrás de gigantes. Mas eu sou brasileira e acredito demais na força e capacidade do meu país. Temos que nos organizar efetivamente para que isso aconteça. As associações devem ter um papel mais ativo no setor, focando no marketing desse produto tão saudável que cada dia alimenta mais pessoas ou coletando informações e levando aos órgãos competentes para que tenhamos um aumento ainda maior do consumo. A piscicultura sempre usa a avicultura como um comparativo ao trajeto a ser percorrido em evolução, tecnificação, melhoramento genético, nutrição entre outras coisas. Muito já foi feito, porém sabemos que temos muito a melhorar se quisermos aumentar significativamente a produção nacional. Espero poder contribuir bastante.
(Foto: Album pessoal) |
COFARMNEWS - Quais seriam os gargalos e as soluções da iniciativa privada e do poder público para o pleno desenvolvimento da atividade?
Josiani – O alto custo de produção juntamente com uma dificuldade grande em repassar esses valores, mesmo com uma tabela base de índice de preços o setor perde com a disputa desleal de alguns, que balizam o mercado por baixo. O produtor sempre paga a conta, seja pelo inverno rigoroso, pelas fortes chuvas ou desafios sanitários. A fatia menor sempre é do produtor. Temos uma certa escassez em equipamentos, tenho a impressão de que estamos sempre adaptando algo que não foi pensado ou feito para nossa necessidade especificamente. Existe sempre uma adequação a ser feita. Outro ponto importante seria a criação de políticas públicas que acolhessem o setor com a simplificação em se obter licenças ambientais, não é o nosso caso, mais percebo que muitos não têm pela dificuldade e custos que isso acarreta.
COFARMNEWS - Josiani, nós agradecemos a você por esta oportunidade e o espaço está a sua disposição, caso queira acrescentar mais alguma informação?
Josiani – Fico muito feliz em poder contribuir com essas informações pela minha ótica, de uma mulher que jamais pensou um dia ser piscicultora e hoje vive a piscicultura todos os dias, todos os dias mesmo! A dedicação é proporcional ao tamanho do nosso projeto, eu costumo dizer que eu posso falar sobre peixe todos os dias e não me repetir, é um assunto fascinante e inesgotável, sempre tem uma novidade uma descoberta. Minha família vive isso junto comigo, meu marido, nora e o filho mais velho, Domingos Neto, que é nosso Médico Veterinário. Totalmente influenciado e apoiado por nós, ele iniciou a faculdade pensando numa especialização em bovinos e terminou sendo o único aluno da sua turma a apresentar o TCC sobre peixes – “Criação Intensiva de Tilápias em Tanque-Rede”. Esse é um fato que enche meu coração de orgulho. Mais uma vez agradeço a oportunidade espero que gostem dos temas abordados. Até mais!
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|