Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
ENTREVISTA | Continuidade e inovação: As metas da Dra. Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
Data de Publicação: 21 de maio de 2025 09:29:00 A Dra. Fernanda Gomes de Paula compartilha suas visões e desafios à frente da Secretaria Nacional de Aquicultura, abordando inovação, desburocratização e competitividade. Ela assumiu o cargo no final do mês passado.
![]() |
Fernanda Gomes de Paula, secretária nacional de
Aquicultura (Foto: Ascom/MPA - Arte CRA)
|
Por Antônio Oliveira
A Secretaria Nacional de Aquicultura (SNA), do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), possui nova gestão desde o final do mês passado. A pasta buscou na Academia, especificamente na Universidade Federal de Goiás (UFG), a zootecnista Fernanda Gomes de Paula, formada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Após a graduação, ela trabalhou por um ano em um projeto privado de piscicultura no interior do Tocantins, focando na reprodução de espécies nativas.
Em 2007, concluiu uma especialização em Piscicultura (lato sensu) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Em 2009, obteve o mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás, onde estudou o desempenho produtivo de espécies de peixes redondos, como tambaqui, pirapitinga e o híbrido tambatinga. Também concluiu o doutorado em Ciência Animal pela UFG, com pesquisa sobre a taxa de alimentação de tilápia do Nilo em sistemas de alto fluxo de água.
Atualmente, é professora associada do Departamento de Zootecnia (DZO) da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) da UFG. Possui experiência na área de aquicultura, com ênfase na produção de peixes, atuando principalmente em temas como sistemas de produção (viveiros, tanques-rede, raceway e aquaponia), além de se dedicar ao estudo da tilápia do Nilo, peixes redondos e outras espécies nativas.
Segundo a opinião de muitos profissionais da aquicultura brasileira, especialmente nas regiões onde a carreira acadêmica e profissional de Fernanda Gomes é reconhecida, ela é a pessoa certa, no momento e no local certos.
A secretária é nossa entrevistada, para qual convidamos - com envio de perguntas - alguns atores do cenário nacional da aquicultura.
Segue a entrevista.
Antônio Oliveira – Doutora Fernanda, de antemão, parabenizo-a e desejo sucesso nesta nova empreitada. Fico feliz em ver um talento acadêmico e profissional do Tocantins e Goiás, terras que me são muito familiares, ocupando um cargo tão importante para um dos segmentos do agronegócio brasileiro que mais crescem no Brasil.
Dra. Fernanda Gomes de Paula – Agradeço as felicitações e todo o carinho que venho recebendo das pessoas que atuam na área. Isso, com certeza, é um combustível a mais para esta fase da minha carreira.
Antônio Oliveira – Como a senhora descreveria este momento em sua carreira profissional e, inicialmente, quais são suas metas para esta Secretaria?
Dra. Fernanda Gomes de Paula – Desafiador, com certeza! Confesso que o convite me pegou de surpresa. Mas considero que é o momento de deixar minha contribuição para a aquicultura nacional. Minhas metas para meu período dentro da Secretaria é basicamente dar seguimento às ações em andamento e trabalhar o aspecto da inovação na aquicultura.
Antônio Oliveira – Sua formação em zootecnia, juntamente com sua experiência na iniciativa privada e na academia, especialmente em aquicultura e piscicultura, contribui para o desempenho da sua função?
Dra. Fernanda Gomes e Paula – Com certeza, me auxilia! Durante toda a minha formação e carreira tive orientadores e contato com pessoas envolvidas com pesquisa aplicada e extensão. O somatório de todas essas vivências me tornou o que sou hoje como profissional e pessoa, portanto, buscarei associar as demandas do mercado com projetos que viabilizem resoluções.
![]() |
) |
Antônio Oliveira – Para este bate-papo eu convidei alguns atores da aquicultura nacional. Comecemos pela Dra. Danielle de Bem Luíz, Chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura
Danielle De Bem Luíz - Quais serão as prioridades da Secretaria Nacional de Aquicultura para fortalecer a pesquisa científica e a inovação tecnológica no setor aquícola, especialmente no que se refere à articulação entre instituições públicas, financiamento contínuo e apoio a tecnologias disruptivas ao setor?
Dra. Fernanda Gomes de Paula – Nossa prioridade neste momento é fortalecer projetos de inovações tecnológicas em parceria com instituições de pesquisa e ensino superior. Bem como articular junto às fundações linhas de pesquisa prioritárias.
Antônio Oliveira – A outra convidada é a Marilsa Patrício Fernandes, secretário executiva da Peixe SP e presidente da Aquishow Brasil.
Marilsa Patrício - Houve um aumento significativo na burocracia para o setor produtivo neste novo Ministério, o que tem criado mais dificuldades para os aquicultores e diminuído, inclusive, a competitividade. O que pode ser feito a respeito?
Dra. Fernanda de Paula – Na verdade, nesta gestão a SNA vem atuando para desburocratizar. Um exemplo é o processo de licenciamento ambiental que estamos trabalhando para alterar a CONAMA 713/2009 que dá diretrizes para o licenciamento da Aquicultura.
Marilsa Patrício - Quais as estratégias da SNA, em relação ao produto nacional, com a importação de tilápia do Vietnã?
Dra. Fernanda Gomes de Paula – Ações e estratégias focadas em trabalhar a competitividade do setor e defesa comercial de nossos produtos.
Antônio Oliveira – O outro convidado é o Thiago Tardivo, diretor de Desenvolvimento da Aquicultura da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Tocantins.
Thiago Tardivo - Secretária Nacional de Agricultura, agora que você assumiu o cargo, quais serão suas principais prioridades dentro dos programas do Plano Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura, que já está em vigor pelo Ministério da Pesca?
"Juntos, vamos transformar desafios em oportunidades para um futuro sustentável na aquicultura brasileira."
Dra. Fernanda Gomes de Paula – A prioridade é dar seguimento às atividades iniciadas e focar no apoio a pesquisa, inovações tecnológicas e extensão; dar continuidade aos trabalhos de ordenamento da aquicultura em águas da União; cooperar com projetos visando a sustentabilidade, serviços ecossistêmicos e mudanças climáticas; auxiliar o MAPA nas questões sanitárias e relacionadas às exportações; cooperar na regularização ambiental e fundiária junto ao MMA e suas autarquias e OEMAS estaduais. Estimular a geração e gestão de dados e informações aquícolas em parceria com o IBGE.
Thiago Tardivo – Como o Tocantins pode atuar nas suas políticas públicas para o desenvolvimento da aquicultura em consonância com o Ministério da Pesca e Aquicultura e a Secretaria Nacional de Aquicultura
Dra. Fernanda Gomes de Paula – Promover a cadeia aquícola de forma ordenada.
PUBLICIDADE |
![]() |
Para comprar clique no banner |
Antônio Oliveira – A SNA levará alguma novidade para ser anunciada na Aquishow Brasil, em Uberlândia?
Dra. Fernanda Gomes de Paula – Será realizada a abertura de consulta pública para Portaria Conjunta entre MPA e MME, que trata de regulamentação do uso de borda e áreas de APP em reservatórios geradores de energia elétrica.
Antônio Oliveira – Dra. Fernanda, agradeço por esta oportunidade de entrevistá-la. Desejo muito sucesso neste momento tão importante para a aquicultura brasileira e deixo o espaço aberto para quaisquer informações que a senhora queira acrescentar nesta entrevista.
Dra. Fernanda Gomes de Paula – Agradeço a oportunidade de estar expondo um pouco do nosso trabalho no MPA. Estamos focados em fazer o nosso melhor.
- Aquicultura
- Inovação
- Desburocratização
- Competitividade
- Pesquisa
- Sustentabilidade
- Licenciamento ambiental

ENTREVISTA: “A escuta ativa dos agricultores é a chave para um futuro promissor e sustentável", diz Pablo Barrozo
Nesta entrevista exclusiva, Pablo Barrozo, secretário de Agricultura da Bahia, destaca o compromisso em fortalecer os laços entre o agronegócio empre Saiba Mais +
ENTREVISTA – Paulo Bertolini, da Abramilho: “Crescimento da produção de milho no MATOPIBA desconcentra oferta e fortalece a segurança alimentar e energética”
Uma análise das projeções de produção, desafios e oportunidades para o milho brasileiro na próxima safra, com insights de Paulo Antônio Bertolini, pre Saiba Mais +
ENTREVISTA: Aparício Bandeira, secretário de Infraestrutura do Maranhão: “Balsas terá novo aeroporto”
Nesta entrevista, o secretário Aparício Bandeira destaca os desafios e conquistas na região sul do estado, anuncia obras e afirma que o governador Bra Saiba Mais +
ENTREVISTA – Flávio Viana: “Balsas continua sendo um dos principais polos do agronegócio do Maranhão e mantém seu protagonismo no cenário estadual e nacional”
Nesta quarta e quinta-feira, o Cerrado Rural se volta especialmente para o Cerrado Maranhense com entrevistas com os secretários de Agricultura e de I Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|